Igarassu exibe sua cultura e gastronomia no Festival de Inverno de Garanhuns

Saiba mais informações clicando no link

Furtada de Aratu Igarassu

A fritada do aratu, prato típico da cidade, é destaque na 30ª edição do evento

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece até dia 31 de julho neste ano, é um evento cultural que mistura diversas linguagens e estilos musicais. Na 30ª edição, a Secult-PE e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, exibe como atração a culinária e cultura do município de Igarassu.

Entre as novidades da edição, Igarassu se destaca com seu prato típico, a fritada do aratu, e com os ritmos vibrantes do grupo Maracatu Estrela Brilhante. Nesta terça-feira (26), acontece, na cidade do agreste, a legitimação da iguaria que é orgulho de Igarassu, pois a Gerência de Linguagem Gastronômica irá oficializar a receita original da fritada.

A criadora do prato original, Patrícia Maria, estará no evento ao lado do multiartista Joel Carlos, que vai contar a história de Igarassu e o valor simbólico da receita: Patrícia, moradora do bairro Cuieiras, trabalhava como pescadora antes de mudar completamente sua vida através de sua criação.

A fritada em meia-lua levou a igarassuense a vender, em um fim de semana, para mais de 200 clientes. O alimento leva como ingrediente principal um pequeno crustáceo que habita mangues; o animal costumava ser consumido apenas para subsistência e passou a ser atração turística de Igarassu, cidade que possui em seu ecossistema diversos manguezais.

COMENTÁRIOS