Iniciativa da ALEPE garante abertura de espaço para reivindicações da Mata Sul

Saiba mais informações clicando no link


ALEPE
O Projeto Fala Pernambuco, realizado pela Alepe em parceria com o Sebrae-PE, chegou à Zona da Mata Sul, sétima região do Estado contemplada com a iniciativa. Nesta quarta (25), durante o encontro virtual, gestores públicos e representantes dos setores produtivos apresentaram as demandas dos municípios, com foco principal no fortalecimento das micro e pequenas empresas.

A partir dessas reuniões, os Poderes Legislativo e Executivo estarão embasados para elaborar leis e políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento das cidades. Nesta tarde, o alvo foi a necessidade de investimentos na agropecuária, no turismo e na capacitação de mão de obra, bem como na infraestrutura viária e no saneamento básico. Além disso, os participantes defenderam o aumento da fiscalização ambiental, a fim de combater desmatamentos e poluição, e pleitearam a abertura de linhas de crédito para microempresários, entre outras questões.

O superintendente Parlamentar da Alepe, Eduíno Brito, que conduziu o evento, destacou que o Fala Pernambuco tem o objetivo de ouvir as necessidades e propostas de toda a cadeia produtiva do Estado. “Assim, os deputados e deputadas poderão apresentar proposições que estejam mais adequadas às realidades de cada município. Por meio de ações como essa, a Assembleia busca se aproximar da população”, frisou.

Pequenos negócios

Os pequenos negócios sofreram grande impacto da pandemia de Covid-19, mas, antes disso, já enfrentavam condições difíceis para permanecerem ativos e com prosperidade. Foi o que pontuou o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Francisco Saboya. “O Fala Pernambuco permite escutarmos as demandas reais para que daí surjam propostas de fortalecimento desse segmento, que tem ficado sempre à margem das grandes decisões que envolvem o crescimento econômico do Brasil”, observou. “Mesmo as linhas de crédito liberadas recentemente privilegiaram as grandes empresas, e isso só aumenta as desigualdades”, lamentou.


Ao falar em nome dos gestores da região, a prefeita de Sirinhaém, Camila Machado, ressaltou que, por meio dessa parceria, será possível elaborar uma agenda positiva para os municípios pernambucanos. “As crises sanitária e econômica abalaram os que estão mais abaixo na cadeia produtiva, e pensar nos pequenos é uma forma de fortalecer a economia e de animar os gestores.”

“Os problemas acontecem nas cidades, por isso as soluções devem surgir nelas”, prosseguiu a governante. “Projetos, ideias e intenções deverão ser criados a partir deste evento e poderemos construir juntos uma pauta para beneficiar os pequenos empresários, que terão novas oportunidades para se manter e crescer.”

Para a prefeita, a Mata Sul tem muito potencial para se desenvolver e precisa de impulso. “A agricultura local ficou marcada pelo cultivo da cana-de-açúcar, mas está na hora de trabalhar novas culturas, que renderão bons frutos. O turismo da região tem muito a ser explorado e carece de investimentos. É necessário que o setor público dê condições para que essas áreas cresçam”, assinalou.

Infraestrutura

Representante do setor agropecuário, João Francisco da Silva Filho solicitou melhorias em infraestrutura rodoviária, mobilidade e meio ambiente. “A requalificação das estradas e a construção de novas vias são medidas urgentes para alavancar o desenvolvimento da região. Também defendo o incremento do transporte público intermunicipal e a ampliação do traçado do Arco Metropolitano até a Mata Sul”, elencou. O agricultor ainda propôs a construção de barragens e açudes, além da elaboração de um programa de capacitação para o produtor rural.

A empresária Terezinha de Jesus falou sobre as dificuldades que afetam o setor produtivo e sugeriu algumas ações que devem valorizar a economia local. “Problemas de infraestrutura rodoviária, mobilidade, segurança pública, abastecimento de água e saneamento básico deficientes são característicos da região. Precisamos de atenção a essas questões e também de linhas de crédito para os pequenos empresários e  programas de atração de empreendimentos, o que vai possibilitar novos rumos para a Mata Sul.”

Ao expor o cenário local do ponto de vista do turismo e da economia criativa, Brenda Silveira salientou que o segmento é uma das joias da região, mas carece de muitos investimentos para alcançar um patamar competitivo. “O turismo é muito promissor, mas, para incrementá-lo, é necessário que haja boa infraestrutura viária, além de segurança e transporte públicos. Sugiro a criação de novos roteiros, investimento na capacitação de pessoal e no artesanato”, completou.

Ao fim da reunião, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), salientou o êxito de mais uma edição do projeto. “Esta parceria já está dando resultados, pois tem repercutido muito bem aonde quer que eu chegue. Agradeço o empenho de todos os envolvidos na realização do Fala Pernambuco”, afirmou. O parlamentar lembrou que nove encontros serão realizados ao todo e que, ao final, um relatório com as ideias colhidas será entregue ao Poder Executivo Estadual.

COMENTÁRIOS