Ipojuca servirá como modelo do MP nas ações empoderamento feminino

Saiba mais informações clicando no link

Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura do Ipojuca promoveu a cerimônia de apresentação do relatório do projeto MP Empodera, desenvolvido em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM). A iniciativa pioneira entre a administração municipal e a entidade, e que servirá de modelo para outros municípios, visa reforçar ações com o objetivo de contribuir com o fim a violência contra a mulher, promover a autonomia delas e estimular oportunidades no mercado de trabalho, geração de renda, inclusão, consciência política, entre outras. O evento, com a presença da prefeita Célia Sales, da vice-prefeita Patrícia Alves, da promotora do MPPE, Bianca Stella e de secretários municipais, foi aberto com uma exibição especial realizada apenas por meninas que integram a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca.

Entre as informações do documento, constam iniciativas desenvolvidas pelas secretarias municipais que beneficiam diretamente o público feminino, a exemplo do lançamento do botão do pânico para dar mais segurança às mulheres vítimas de violência que já possuem medidas protetivas; a promoção de oficinas de capacitação; cursos voltados para o mercado de trabalho e empregabilidade; cursos para o nivelamento escolar; para a construção de currículos e entrevistas de emprego; articulação junto às empresas para empregabilidade das mulheres através do Agora Ipojuca, entre outras realizações. Todas as ações foram compiladas pela área técnica do Gabinete da Prefeita.

Prefeita Célia Sales

Segundo Célia Sales, “o resultado inicial desse projeto me dá muito orgulho. Já são mais de 1.400 mulheres que fizeram nossas capacitações e aprenderam algo novo. Bom é saber que o conhecimento ninguém lhes tira”, destacou. Ainda segundo a gestora, esse trabalho é o conjunto do esforço de diversas secretarias da Prefeitura do Ipojuca. “Essa gestão tem um olhar diferente para ajudar as ipojucanas, e tive testemunhos recentes de mulheres que estavam no nosso estande na Fenearte e que falaram sobre cursos de capacitação que garantiram a elas terem um futuro no mercado de trabalho”, observou.

Dra. Bianca Stella promotora do MP

Para a promotora do MP, o relatório serve como um importante indicador para apontar ações e outras iniciativas. “Esse documento vai para o escritório de projetos do Ministério Público que vai analisar e preencher os indicadores”, afirmou Bianca Stella. “Hoje o Ministério Público tem o projeto MP Empodera que traz o fortalecimento das políticas públicas femininas e que só quem ganha são as mulheres, por que faz com que elas saiam desse grupo de vulnerabilidade, de deficiência de oportunidades e trazê-las para essa concorrência”, reforçou a promotora do MP.

COMENTÁRIOS