
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes é destaque na área da Educação. O município conquistou a medalha de ouro, maior entre as três categorias (ouro, prata e bronze), no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), na quarta-feira (4).
Entre os critérios avaliados, estão a implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização, colaboração entre os entes federativos, formação de professores e gestores, além da distribuição de materiais didáticos adequados para o desenvolvimento dos alunos.
“Este é mais um reconhecimento do nosso trabalho na Educação, mostra que estamos no caminho certo. Na gestão que começará a partir do dia 1º de janeiro de 2025, iremos continuar com a mesma determinação, buscando novas parcerias, captando recursos e capacitando os nossos profissionais, porque é aí que está o grande diferencial para Jaboatão continuar oferecendo aos nossos alunos uma educação de excelência”, destacou o prefeito, Mano Medeiros.
A conquista também foi comemorada pela secretária municipal de Educação, Mônica Andrade: “A premiação nos enche de orgulho. Estamos sempre em busca de experiências exitosas que melhorem nossa educação, para termos crianças bem alfabetizadas. Compartilhamos a conquista com toda a equipe”, relatou.
Entre os critérios seguidos e comprovados pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes estão a adesão à estratégia do território de distribuição de materiais didáticos; existência de programa, projeto ou ação institucional da rede de ensino dedicada a fomentar práticas pedagógicas e de gestão escolar, com foco na promoção de leitura literária na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; porcentagem de escolas de ensino fundamental dos anos iniciais com espaços de incentivo à leitura em todas as salas de aula de 1° e 2° ano, entre outros.






















