conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

SAÚDE

Jaboatão é o primeiro município do Grande Recife a aderir ao Programa Útero é Vida

Jaboatão dos Guararapes é a primeira cidade da Região Metropolitana do Recife a implementar o Programa Útero é Vida que irá expandir o rastreamento do Papilomavírus humano (HPV) nas mulheres, por meio de exames com tecnologias de rastreio. Nesta sexta-feira (03), o prefeito Mano Medeiros aderiu ao termo de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Secretaria Estadual (SES) de Saúde para a implementação do Programa Útero é Vida no município.

Estiveram presentes à reunião a primeira-dama, Andrea Medeiros; a secretária Municipal de Saúde, Zelma Pessôa; a secretária Executiva de Saúde do Jaboatão, Raiane Ferreira; a coordenadora da cooperação técnica entre a OPAS e a SES-PE, Jurema Telles; a coordenadora técnica do Programa Útero é Vida, Letícia Katz; a consultora da OPAS, Larissa Veríssimo (transmissão online).

“É uma grande felicidade saber que Jaboatão é a primeira cidade do Grande Recife a implantar este importante programa de saúde voltado para as mulheres. Essa ação irá facilitar o acompanhamento e monitoramento das mulheres jaboatonenses que precisam fazer o exame do HPV. A gestão municipal tem o compromisso com a qualidade dos serviços de saúde que são disponibilizados à população. Temos investido na qualificação dos profissionais, compra de insumos e equipamentos para melhor estruturação das unidades de saúde”, afirmou o prefeito Mano Medeiros.

As mulheres residentes no município vão realizar o exame de rastreamento do HPV e  serão acompanhadas e monitoradas pela rede municipal de saúde e equipes do programa. Neste momento, o público-alvo são mulheres (pessoas com útero) na faixa etária de 25 a 64 anos, que nunca fizeram o exame do HPV ou aquelas que estão há três anos ou mais sem realizar o preventivo.

“Jaboatão sai na frente e incorpora o programa Útero é Vida com a pesquisa do vírus HPV, principalmente de alto risco para o câncer de colo uterino. Isso é um avanço na proteção e prevenção da saúde da mulher do Jaboatão”, explica Zelma.

A coordenadora Jurema Telles está entusiasmada com o trabalho que será realizado no município. “Muito importante essa cooperação com a Prefeitura do Jaboatão para a prevenção do câncer do colo do útero. Estamos felizes com o acolhimento desse programa aqui em Jaboatão. tenho certeza que iremos colher bons frutos”, disse.

“É uma grande satisfação participar deste momento e ver que o Programa Útero é Vida está sendo implantado na primeira cidade da Região Metropolitana. Essa ação irá mudar o conceito na Atenção primária de saúde tão necessário para alcançarmos a eliminação do câncer do colo uterino”, afirmou a consultora Larissa Veríssimo.

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (DST), porém, muitas pessoas não desenvolvem sintomas, por isso a importância de realizar o exame periodicamente. Jaboatão possui aproximadamente 196 mil mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos.

Leticia Lima

Jornalista diplomada pela Uninassau

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

ELEIÇÕES 2024

O Blog Ponto de Vista, em parceria com o Instituto França de Pesquisas (IFP), divulgará neste domingo pesquisa sobre a corrida eleitoral em Caruaru....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.