O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) julgou nesta sexta-feira (3) processos onde constariam irregularidades que teriam sido cometidas por partidos, como não cumprimento da cota de gênero nas eleições de 2020, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
O julgamento acontece há exatos cinco meses das novas eleições municipais. Os partidos envolvidos cujas as chapas proporcionais foram cassadas foram o PMN (atual Mobiliza), Cidadania e DEM.
Adiel, que foi eleito pelo PMN e se filiou ao PRD; Lica do Micro Ônibus, que foi eleito pelo Cidadania e agora está no PP e Nando Campos (DEM), tiveram seus mandatos cassados. O escritório de advocacia que atuou na cassação dos vereadores foi o de Dr. Pablo Bismack, representados por Pablo Bismack, Marcello Gadelha , Renato Hayasshi e Pyetro Duarte.
O Podemos, PTB e PTC também foram submetidos a julgamento a mesma acusação, no entanto acabaram por comprovar que não infringiram em fraude eleitoral de cota de gênero. Nestes partidos foram eleitos os vereadores Belarmino Souza (Podemos); Jorge Júnior, Manoel de Moura e Juca da Laje (PTB); e Melqui Almeida (PTC).