João Campos anuncia empreendimento que vai gerar 2 mil vagas de empregos no Centro do Recife

Com investimentos de R$ 20 milhões, empresa de call center Datamétrica vai ser instalada em imóvel que estava fechado no bairro de Santo Antônio.

Prefeito João Campos Prefeitura do Recife DATAMÉTRICA
O programa Geração de Oportunidade Recife (GO Recife) está com 1,2 mil vagas de emprego abertas para o novo empreendimento da empresa de call center Datamétrica, que será instalado em imóvel que estava fechado no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife. A operação, que vai receber investimentos na ordem de R$ 20 milhões, vai gerar 2 mil postos de trabalho, sendo 1,2 mil agora e outros 800 até o final do ano. O empreendimento, que consolida o centro da capital pernambucana como destino de investidores, vai contribuir positivamente com o trabalho de revitalização e regeneração urbana que a gestão municipal vem realizando por meio do Programa Recentro.

“O projeto foi uma captação do Recentro, que identificou a empresa de call center e foi atrás para trazer para o Centro do Recife. Outra coisa interessante é que os imóveis ao redor do prédio estão sem uso e tenho certeza que, quando essa operação começar a funcionar, vai fazer uma diferença enorme aqui na região. Até o final do ano serão 2 mil pessoas por dia transitando e estimulando a abertura de várias outras atividades de comércio e de serviço”, destacou o prefeito João Campos, durante visita à obra.

A nova unidade vai funcionar em um prédio de sete pavimentos, com área total de 7,6 mil m², localizado na Rua da Carioca, 72. O negócio vai atender um novo contrato da empresa firmado com o Banco do Brasil. Na operação, que vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, serão utilizadas 535 posições de atendimento, gerando de imediato 1.200 postos de trabalho na primeira etapa. A Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional do Recife e a Datamétrica fecharam parceria para contratação de pessoal via a Plataforma Go Recife para as vagas de operador de call center. Nos meses seguintes, o contingente de trabalhadores chegará a um total de 2 mil empregos diretos.

“Do ponto de vista geográfico, é um privilégio para nós da Datamétrica e para a cidade também, colocar mais de 1.200 pessoas aqui trabalhando cria um novo mercado que ativa o comércio e aumenta o uso dos espaços públicos. Temos um grande terminal de ônibus aqui perto que com certeza vai sentir essa nova demanda que surge, além do próprio Mercado de São José. Estamos bem felizes por estarmos trazendo esse projeto”, disse Analice Amazonas, vice-presidente da Datamétrica, que destacou que nos processos seletivos da empresa são garantidos a diversidade, igualdade e oportunidade de emprego para todas as pessoas, não tendo distinção de idade, gênero, etnia, religião, crença ou orientação sexual.

A secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Adynara Gonçalves, comemorou o empreendimento e o impacto que irá gerar no mercado de trabalho da cidade. “Uma grande oportunidade está acontecendo com a abertura da Datamétrica, pois vai movimentar muito o Centro do Recife e trazer a oportunidade do primeiro emprego para os jovens, com 1.200 vagas que podem ser conferidas por meio da plataforma Go Recife”, disse ela.

O Gabinete do Centro do Recife tem realizado o Portfólio de levantamento dos imóveis do território quanto ao tipo de uso e possibilidade de reocupação. O órgão já levantou 417 edificações no bairro do Recife, sendo 231 em uso, 28 em obras, 96 fechados, 32 de propriedade do Porto do Recife e seis terrenos, o que significa mais de 603 mil metros quadrados de área construída. Com os dados do Portfólio, o Gabinete do Centro apresenta aos investidores as áreas disponíveis no território e coloca proprietários em contato com os empreendedores interessados.

Foi o que aconteceu com a Datamétrica, que em dezembro de 2022 entrou em contato com o Gabinete para que identificasse uma área dentro das especificações apresentadas pela empresa. O imóvel foi localizado e o Gabinete do Centro passou, então, a apoiar a empresa nas interlocuções dentro da Prefeitura, sobretudo, em relação ao licenciamento da obra.

Para a chefe de Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a chegada de mais um investidor para o Centro vai aumentar significativamente o fluxo de pessoas na região. “Serão 2 mil pessoas movimentando o bairro, comprando do comércio, consumindo nos restaurantes. Isso também atrai novos investidores e negócios para o território. Próximo ao local já estão em construção o Hotel Marina e um Centro Convenções. É desta maneira que as conexões vão acontecendo e os vazios da cidade vão diminuindo”, afirma Ana Paula.

EXPANSÃO NA GERAÇÃO DE EMPREGO O primeiro trimestre de 2023 foi de expansão na geração de empregos formais no Recife, segundo últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados na semana passada. Nos três primeiros meses do ano, a capital pernambucana acumula saldo positivo de 3.317 novos postos de trabalhos, atingindo, em março, o estoque total de 532.593 vínculos ativos. Em todo o Brasil, a cidade foi a 10ª que mais gerou novos vínculos com carteira assinada no período.

Desde 2021, já são 59.448 empregos criados, fruto de um intenso trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Recife para melhorar o ambiente de negócios e desburocratizar processos, que facilitam para quem empreende no município e gera renda e oportunidades à população.

DATAMÉTRICA A empresa tem 27 anos de mercado e conta com sete unidades operacionais, sendo três no Recife, duas em Olinda, uma na Bahia e outra no Rio de Janeiro. A empresa conta com mais de 2,5 mil estações de trabalho,  3,4 mil funcionários e 120 mil clientes. Realiza mais de 3,5 milhões de atendimentos/mês e é detentora dos Prêmios de Melhor Call Center de Serviços (Revista do Consumidor Moderno/SP e de Melhor Empresa de Contact Center para Pequenas e Médias Operações (Revista do Consumidor Moderno/SP).

RECENTROO Programa é um grande plano de manutenção, de cuidado, desenvolvimento das potencialidades econômicas, arquitetônicas, históricas e culturais de forma integrada dos Bairros do Recife, São José e Santo Antônio, que inclui incentivos fiscais para empreendedores dessas áreas. O Recentro é baseado em quatro eixos estratégicos desenvolvidos pela Prefeitura da Cidade do Recife: Viver Bem; Viver as Oportunidades; Viver a Cidade; Gestão Integrada e Digital.

COMENTÁRIOS