conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Recife

João Campos confere de perto avanço em obra da ponte que liga bairros do Monteiro e Iputinga

Saiba mais informações clicando no link

Prefeito João Campos Prefeitura do Recife
As obras da ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que cruzará o Rio Capibaribe para interligar os bairros da Iputinga e do Monteiro e que beneficiará diretamente cerca de 60 mil pessoas, seguem avançadas. Nesta segunda-feira (18/09), o prefeito do Recife, João Campos, vistoriou os serviços de construção e destacou o novo marco, que é a ligação completa entre os dois lados da ponte. “Agora, a gente está implantando a técnica da terra armada e o complexo viário, que vai dar acesso à ponte. E, no início do próximo ano, ela estará inaugurada e funcionando.”

A etapa principal dos trabalhos está com 90% de conclusão e, nos próximos meses, contará com o asfaltamento e a implantação dos passeios, guarda-corpos e ciclovia, devendo ser entregue até o final deste ano. Com a conclusão da segunda fase, que inclui a ligação com o solo, a ponte será entregue no primeiro semestre de 2024, quando estará liberada para uso pela população.

Segundo o prefeito, a capital tem 27 pontes, sem contar os pavilhões, mas há quase 15 anos não é inaugurada uma nova ponte. Junto a essa obra, também será construído um sistema viário com 20 novas ruas, incluindo requalificações e implantações, assim como uma área urbanizada na margem do rio, que faz parte do Parque Capibaribe.

A intervenção está sendo realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), e, neste mês de setembro, foram colocadas aduelas de concreto nos dois sentidos. São peças pré-moldadas que ficam sobre o rio, sem necessidade de sustentação, já que estão sendo concretadas com o método de balanços sucessivos. A ponte mede 170 metros de extensão, 20 m de largura e 12 m de altura, com calçadas e ciclofaixa. Serão quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido.

A Ponte Engenheiro Jaime Gusmão é um importante investimento para a mobilidade da área e suprirá uma necessidade de interligação entre as duas margens, já que não existe nenhuma ponte para veículos num trecho de quase 5 km do rio. Atualmente, as pontes mais próximas ao longo do Capibaribe nesta região são a ponte da BR-101 e a ponte-viaduto Governador Cordeiro de Farias, que liga os bairros da Torre e Parnamirim.

Por exemplo, a nova ponte reduzirá a distância entre o Parque de Exposições do Cordeiro e a Praça de Casa Forte dos atuais 6,7 km (via Torre-Parnamirim) e 8 km (via BR-101) para apenas 4,39 km. Motoristas indo do Parque do Caiara para o Parque Santana hoje precisam percorrer 5,1 km (via Torre-Parnamirim) ou 7,7 km (pela BR-101), distância que cairá para 3,82 km com a nova ponte.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

ELEIÇÕES 2024

O Blog Ponto de Vista, em parceria com o Instituto França de Pesquisas (IFP), divulgará neste domingo pesquisa sobre a corrida eleitoral em Caruaru....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.