O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), participou nesta quinta-feira (4) de um encontro na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no Recife, onde apresentou propostas voltadas ao desenvolvimento econômico e à ampliação da competitividade do estado nos próximos anos.
Durante o debate com empresários e representantes do setor produtivo, João destacou a necessidade de construir uma agenda de longo prazo baseada em investimentos em infraestrutura, atração de empreendimentos e formação de capital humano. Segundo ele, Pernambuco precisa se preparar para os desafios impostos pela reforma tributária e por um cenário de maior concorrência entre os estados brasileiros.
Entre as propostas apresentadas, o pré-candidato defendeu a criação de um programa estadual de formação profissional inspirado no Embarque Digital, iniciativa implantada durante sua gestão na Prefeitura do Recife. A ideia é ofertar dez mil vagas de ensino superior na área de tecnologia em diferentes regiões do estado.
João também afirmou que grande parte das obras viárias executadas pela atual gestão estadual foi planejada em governos anteriores e argumentou que Pernambuco precisa construir uma nova carteira de projetos estruturadores para garantir a continuidade dos investimentos nos próximos anos. Para ele, a ampliação das conexões logísticas é fundamental para fortalecer a posição do estado no cenário regional.
Outro tema abordado foi a Ferrovia Transnordestina. João voltou a defender a chegada da ferrovia ao Porto de Suape e reafirmou a proposta de estudar a estadualização da construção e concessão do trecho pernambucano como alternativa para destravar a obra.
“O estado precisa planejar o futuro e construir um novo ciclo de desenvolvimento capaz de ampliar sua competitividade e gerar oportunidades para a população”, afirmou.
O encontro contou com a presença do presidente da Fiepe, Bruno Veloso, do vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Essinger, além de outros dirigentes do setor industrial. Acompanhado do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) e do vereador Samuel Salazar (MDB), João também visitou o Observatório da Indústria, iniciativa mantida pelo Senai para monitoramento de indicadores econômicos e industriais.
Na ocasião, o pré-candidato afirmou que, caso seja eleito, pretende adotar uma gestão baseada em dados e informações qualificadas para orientar políticas públicas e decisões estratégicas voltadas ao desenvolvimento econômico de Pernambuco.
























