conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

HABITAÇÃO

João Campos entrega 224 apartamentos no bairro de São José

João Campos Prefeitura do Recife Habitacional Sérgio Loreto Aldemar Santos
Apenas cinco dias depois da Prefeitura do Recife entregar 600 apartamentos em dois
conjuntos habitacionais no Pina, 224 famílias receberam as chaves dos seus novos lares, no Habitacional Sérgio Loreto, localizado no bairro de São José, área central do Recife. Na tarde desta terça-feira (26), o prefeito João Campos, ao lado de secretários municipais e outras autoridades, entregou o espaço, que deve beneficiar cerca de 900 pessoas de baixa renda que residiam na Comunidade Roque Santeiro, nos Coelhos. Com um investimento de R$ 22,8 milhões de recursos próprios e do Governo Federal, através do Ministério das Cidades,  o habitacional conta com 58 vagas de garagem, centro comunitário, infraestrutura em pavimentação e drenagem, iluminação pública, esgotamento sanitário, internet gratuita e abastecimento de água.

São mais de 220 unidades aqui entregues. Essas famílias estão, praticamente todas elas, em áreas de palafitas na comunidade de Roque Santeiro, na margem do Rio Capibaribe. Era um compromisso nosso fazer essa entrega, um habitacional que há muitos anos a cidade esperava. Hoje, está feito, e mais uma vez, priorizando quem está em situação de vulnerabilidade. As famílias vão sair de palafitas para esse habitacional de qualidade”, comentou João Campos. “Nós já batemos o recorde de investimento público da história do Recife esse ano. Diversas áreas contribuíram para isso, sobretudo a área de infraestrutura, muitas obras na cidade toda, e aqui a gente está falando de recorde de investimento por fundo próprio, para além daquelas que são conveniadas e vinculadas a projetos federais”, acrescentou.

João Campos Prefeitura do Recife Habitacional Sérgio Loreto Aldemar Santos

Localizado em um terreno de mais de 10 mil m2 na próximo à Praça Sérgio Loreto, número 1.110, o habitacional está dividido em sete blocos. Cada um tem quatro andares que contam com oito apartamentos de 40,71 m2 cada. Todas as unidades são formadas por dois quartos, uma sala de estar, cozinha, área de serviço e banheiro social. “Essa entrega traz muita satisfação para a Prefeitura do Recife porque sabemos da importância de proporcionar uma moradia digna para as pessoas. Foi um esforço dessa gestão poder concluir uma obra tão esperada. Foi necessário reforçar a estrutura dos prédios, pelo tempo de paralisação, garantindo assim, dignidade e segurança para as famílias contempladas. E essas pessoas poderão contar com essa conquista no final de ano, para iniciar o próximo com uma casa própria“, afirmou a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas.

Heloísa Silva, completou 24 anos neste 26 de dezembro, e recebeu as chaves da sua nova casa como um grande presente. “Estou muito feliz, porque estou saindo de uma palafita, da maré, lá de Roque Santeiro, para vir para cá, ficou muito melhor para a minha filhinha de dois anos. Vou morar com ela e meu companheiro. Agradeço a Deus, ao presidente e ao prefeito do Recife”, disse ela. “Na palafita, aparecia crocodilos, ratos, muitos bichos, estou muito feliz pela minha filha e minha netinha. É uma grande oportunidade, a família toda está super feliz e eu estou muito emocionada”, afirmou a mãe de Heloísa, Maria Cristina de Souza, 57 anos.

A ambulante Maria da Conceição Barbosa, 52 anos, também vai viver com os dois filhos, Davi e Jacó no novo habitacional. “Eu vivi muito tempo em uma casa muito pequena no Coelhos onde chegavam ratos e baratas. Graças a Deus e a João Campos, ganhei esse apartamento e estou muito feliz. Aqui tem parquinho para as crianças, tem creche ao lado. Espero que todos zelem para manter essa beleza”, contou.

As obras foram realizadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) após escuta da população. “Essas famílias, que antes residiam em áreas consideradas impróprias para moradia, participaram de um processo de discussão e negociação no sentido de obter uma solução habitacional definitiva que atendesse às suas necessidades e expectativas, além de estabelecer um canal direto de participação junto às políticas públicas”, explicou Luis Henrique Lira, presidente da URB.

A Secretaria de Habitação realizou o trabalho técnico-social de identificação e cadastro das famílias beneficiadas e, no dia 30 de novembro, fez o sorteio dos imóveis. Os idosos e pessoas com deficiência foram priorizados com apartamentos nos andares inferiores dos sete blocos do conjunto. Após a entrega dos apartamentos, a mudança das famílias contempladas será arcada pela Prefeitura do Recife. Todo o processo deve levar cerca de 25 dias para ser concluído.

Fico emocionado em ver as famílias recebendo a chave dos seus apartamentos. Todo o nosso esforço em identificar e cadastrar os moradores na Prefeitura do Recife valeu a pena“, destacou o secretário de Habitação do Recife, Ermes Costa. Além das 224 famílias contempladas com o habitacional Sérgio Loreto, 32 famílias que moravam na Comunidade Roque Santeiro vão receber indenização e outras 21 serão incluídas no auxílio moradia.

OUTRAS UNIDADES HABITACIONAIS – Em novembro deste ano, o Recife foi contemplado com 1.432 unidades habitacionais aprovadas no edital do programa Minha Casa, Minha Vida, do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), destinado à habitação de interesse social.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Habitação, realizou o cadastro dos projetos ainda nas primeiras horas do dia 1° de agosto, data de início das inscrições do programa Minha Casa, Minha Vida FAR. Após essa etapa, a Caixa Econômica Federal, gestora do programa, checou toda a documentação, visitou os terrenos dos futuros habitacionais e encaminhou as propostas ao Ministério das Cidades, órgão responsável pela decisão final acerca dos projetos a serem executados.

Com a aprovação, a capital pernambucana terá seis habitacionais construídos através do programa. São eles: Vila Aeronáutica I (240 unidades); Vila Aeronáutica II (288 unidades); Caiara I (192 unidades); Caiara II (192 unidades); Caranguejo Tabaiares (280 unidades); Antero Mota (240 unidades).

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.