conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

RECIFE

João Campos entrega quarta e última etapa do Parque das Graças

Prefeito João Campos Recife Bairro das Graças

Fotos: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife

No aniversário da cidade, a Prefeitura do Recife entregou à população mais um presente: a quarta e última etapa do Parque das Graças. O novo trecho tem 260 metros de extensão, entre as imediações da Rua das Pernambucanas e a Rua Joaquim Nabuco, contando com píer flutuante, mirantes, passeio público, área para piquenique, bicicletário, mobiliário urbano e nova iluminação. No total, o Parque das Graças se estende por um quilômetro nas margens do Rio Capibaribe, da ponte da Torre até a ponte da Capunga, fruto de investimentos da ordem de R$ 55 milhões. Durante a inauguração, no final da tarde desta terça-feira (12), o prefeito João Campos também anunciou a construção de espaço permanente de apoio para a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) e quiosques com banheiros públicos. 

A gente entrega hoje a última etapa do Parque das Graças, com isso ele está 100% entregue, inaugurado. Um parque linear de 1 km, o maior parque linear da cidade. É um novo conceito de cidade que a gente concretiza com essa entrega. As pessoas são valorizadas, a atividade física, a relação com o rio, um espaço público de convivência. Quero parabenizar a todos os trabalhadores e todo mundo que, de alguma forma, participou do projeto e da obra”, afirmou João Campos. “O que era um sonho, hoje é uma realidade. No dia 12 de março de 2021 nós começamos e hoje terminamos. Com o parque entregue, a gente apresenta à cidade do Recife o modelo do Parque Capibaribe que a gente sonha para a cidade inteira”, complementou.

O píer mede 162 m2 e comporta barcos de vários tamanhos, desde pequenas embarcações até catamarãs, estimulando ainda mais a navegação turística no Rio Capibaribe, que já conta com pontos de apoio em locais como o Jardim do Baobá e  o Cais da Vila Vintém. O acesso ao píer é feito por um mirante, que permite a contemplação do Rio Capibaribe. Além disso, a população passa a contar com mais um espaço coberto (pergolado) na beira do rio, com estrutura metálica e cobertura em madeira de lei; área de piquenique; bicicletário; jardins, mesas e bancos; 30 postes de iluminação pública, 16 luminárias com projetores de LED e 10 luminárias RGB.

Prefeito João Campos Recife Bairro das Graças  Parque das Graças

Fotos: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife

A obra foi executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e também beneficiou a Rua das Pernambucanas, que foi requalificada e ganhou novo piso intertravado até a esquina com a Rua Guilherme Pinto, incluindo trecho com piso mais poroso para facilitar o escoamento das águas. As calçadas foram refeitas em toda a extensão da via, até a Rua das Crioulas.

O Parque das Graças é adequado para bicicletas, patinetes e outras formas de mobilidade ativa. A partir desta terça-feira (12), será permitida a circulação compartilhada entre veículos e ciclistas no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Rua Dr. Osvaldo Salsa, passando pela Rua das Pernambucanas, que permanecerá com sentido duplo. O trecho terá velocidade máxima permitida de 20 km/h, com separação física para garantir a segurança dos pedestres.

De acordo com a dona de casa Ana Santos, 68 anos, o Parque das Graças é um lugar que encanta a todos que o visitam. “Eu moro na Várzea, mas venho sempre para cá. O parque ficou lindo, fico orgulhosa do Recife. Aqui era um lugar escanteado e agora, para mim, é como se fosse um palácio. Tem jardins maravilhosos, flores lindas, fico até sem palavras para descrever a beleza desse lugar. Tudo ficou perfeito”, disse ela.

Já a babá Alexsandra de Castro, 45 anos, frequenta o Parque das Graças duas ou três vezes por semana enquanto trabalha. “Eu gosto muito de vir para cá, a estrutura é muito boa, tem muitas mesas. É interessante, porque tem duas saídas para lugares diferentes. E futuramente vai ter banheiro aqui, o que é muito bom”, contou.

BANHEIROS Ainda neste mês, a Prefeitura do Recife publicará o edital de licitação para a construção de dois quiosques com banheiros acessíveis para pessoas com deficiência, além de espaço definitivo para a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR). O investimento será em torno de R$ 800 mil. Os banheiros ficarão na Rua Manoel de Almeida e na Rua das Pernambucanas, enquanto que a Guarda terá sua base na primeira etapa do Parque, situada entre a Rua Amélia e a Rua Medeiros e Albuquerque.

ARTE URBANA Um painel de arte urbana, criado pelo artista Raffa Mattos por meio do Programa Colorindo o Recife, promovido pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana, ressalta as capivaras, anfitriãs do local, juntamente com o jacaré que perambula pela beira do rio. Raffa também prestou homenagem a todas as pessoas envolvidas na realização do Parque das Graças, desde a infraestrutura até a manutenção diária. O painel representa o cotidiano do parque, capturando momentos como piquenique, leitura sob uma árvore, brincadeiras de corda, passeios com cachorros, pedaladas de bicicleta e corridas. A arte urbana está presente em todas as etapas do Parque das Graças, totalizando agora 21 painéis.

ETAPASAs primeiras etapas do Parque incluíram a implantação de Parcão; área de lazer para a primeira infância; tirolesa; amplos passeios públicos; playgrounds; áreas para piquenique, convivência e contemplação do Rio Capibaribe; bancos e paisagismo; mirantes; passarela; mobiliário urbano; melhorias na drenagem; arte urbana e nova iluminação. A concepção do projeto executivo do Parque das Graças é fruto do diálogo com os moradores da área e especialistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dentro do programa Parque Capibaribe, e tem o objetivo de reconectar a população com o rio.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.