João Campos entrega saneamento integrado de 60 vias em Campo Grande e Santo Amaro

Obras beneficiaram cerca de 4 mil pessoas, que residem em cinco comunidades, com serviços de esgotamento sanitário, pavimentação, drenagem e melhorias hidrossanitárias

Marcos Di Bria passa o bastão para o filho Júnior, que se filia hoje ao PSB
João Campos promete foco nas causas sociais
Ao lado de Augusto Coutinho, Alcides Teixeira Neto vistoria construção de creche em Santo Amaro


Para promover saúde, qualidade de vida e conforto aos recifenses, o prefeito João Campos, entregou, nesta segunda-feira (12), as obras de Saneamento Integrado realizadas nos bairros de Santo Amaro e Campo Grande. As intervenções beneficiaram 60 ruas com serviços de recuperação e complementação do esgotamento sanitário, pavimentação, drenagem e melhorias hidrossanitárias. O investimento foi de R$ R$ 4,8 milhões, em recursos próprios do município.

“A gente está aqui concluindo o saneamento integrado, na Ilha do Joaneiro, são 60 ruas sendo beneficiadas diretamente com a drenagem, com a pavimentação, com a rede coletora de esgoto. A gente sabe que isso pode melhorar de maneira efetiva a qualidade de vida e a saúde das pessoas que estão aqui. Então saneamento é uma ação importante e por isso que a gente está levando para os quatro cantos da cidade. O modelo que foi feito aqui é o que a gente vai fazer em outras comunidades de interesse social, porque é isso que dá certo e é para isso que a gente está aqui hoje”, garantiu o prefeito.

Os trabalhos foram feitos nas comunidades de Ilha de Joaneiro, Chié, Santo Amaro, Santa Terezinha e Vila dos Casados. O sistema de Saneamento Integrado engloba uma área de 6,02 Km², com 1.150 imóveis, onde residem cerca de 3,8 mil pessoas. No total, foram feitos 12.453,53 m² de pavimentação, 5.269,90 metros de esgotamento sanitário e 2.527,80 metros de drenagem.

Na Ilha do Joaneiro, as obras foram feitas em 24 vias, entre elas as ruas Pedro Celso, Júlia de Souza, Dona Margarida e Santo Antônio. Quinze vias em Santa Terezinha/ Vila dos Casados foram requalificadas, como as ruas Luar de Prata, Raio de Sol e a Travessa Jaime da Fonte. Em Santo Amaro, entre as 14 vias beneficiadas estão as Rua Berlim, Chaval, Ouricuri e as 1ª, 2ª, e 3ª. Travessas Campo do 11. Por fim, sete vias do Chié foram saneadas, entre elas a Rua Governador Dix Sept Rosado.

Segundo a dona de casa Josinete Machado, 60 anos, a realidade do local foi transformada. “Para o povo daqui foi uma honra e uma glória. Há muito tempo o povo estava na batalha e hoje veio a realização desse projeto. Mudou tudo aqui, uma obra maravilhosa. Desde criança eu moro aqui e essa rua não era feita, mas agora está muito bom”, disse ela.

Já para a dona de casa Vanessa Barros, 32 anos, que mora com o marido e três filhos na Rua Pedro Celso, a principal consequência das obras que foram realizadas se refere à prevenção de doenças. “Aqui ficou bem melhor. Antigamente a rua era cheia de lama e esburacada. Não tinha saneamento, mas depois dos trabalhos diminuíram os insetos e os casos de dengue. Depois de muita luta, de muitos anos, mudou. As crianças viviam doentes e com feridas. Agora somos privilegiados, com o trabalho do prefeito João Campos”, comentou ela.

Por fim, a aposentada Marina Moraes, 78 anos, que vive no local há 50 anos, também aprovou as obras: “eu amei, quem amou fui eu. Está muito bonito. Antes tinha maré, a água enchia a casa. Vivo aqui com o meu filho, minha nora e dois netos”.

COMMENTS