conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Recife

João Campos inaugura nova sede da USF Mais Bidu Krause

Prefeito João Campos USF Mais Bidu Krause Bairro do Totó

Prefeito João Campos – Foto: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta terça-feira (14/05), a nova sede da Unidade de Saúde da Família Mais (USF +) Bidu Krause, no bairro do Totó. Localizado em frente à construção antiga, na 3ª Travessa Onze de Agosto, a unidade conta com mais salas de atendimento, novos equipamentos e mobília e o incremento de seis equipes de Saúde da Família. Houve ainda a chegada de seis médicos do programa Mais Médicos, aumentando a capacidade de atendimento de 20 para 100 pacientes por dia. O investimento em obras e equipamentos foi de R$ 4,4 milhões, dentro do programa Recife Cuida. A inauguração contou com a presença do prefeito João Campos e da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Esta obra era esperada há muito tempo e, hoje, a Unidade de Saúde da Família Mais Bidu Krause está pronta, entregue e, o mais importante, bem feita para atender toda a comunidade. Aqui havia apenas a Unidade Básica, mas estamos expandindo a nossa Rede de Saúde para que cada família tenha seu médico, enfermeiro e agente de saúde próprios, de forma organizada. Futuramente ainda vamos construir mais duas Unidades na região para atender as famílias locais” afirmou o prefeito João Campos durante a entrega.

Prefeito João Campos  USF Mais Bidu Krause Bairro do Totó

O novo prédio da Bidu Krause conta com todos os espaços climatizados e acessíveis a pessoas com deficiência (PCD), trazendo mais comodidade e segurança tanto para os pacientes quanto para os trabalhadores lotados no local. A unidade é referência para bairros de Coqueiral, Sancho, Tejipió e Totó. Lá, são realizados serviços como atendimentos clínicos e de enfermagem, consultas especializadas, fisioterapia, odontologia e vacinação, além de uma Farmácia da Família. Durante a construção do novo prédio, os serviços ocorreram normalmente no espaço antigo, ou seja, sem haver interrupção da assistência.

Para Marli Maria Teixeira, 59, que mora há 42 anos no Totó e frequentava a Unidade Básica Tradicional (UBT) Bidu Krause, a nova unidade já gerou um impacto positivo na vida dos pacientes. “Todos do bairro esperavam essa obra há muitos anos e agora realmente tudo mudou para melhor. Aqui está outro mundo, mais organizado, sem aquele calor, porque agora tem ar-condicionado, a farmácia está uma maravilha, tudo ótimo. O principal são os novos médicos e agentes de saúde, tudo está melhorando”, disse ela.

Estamos transformando a então Unidade Básica Tradicional (UBT) Bidu Krause em uma Unidade de Saúde da Família Mais (USF +). Isso significa que, a partir de agora, teremos a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em territórios e comunidades até então sem esse tipo de assistência. São 26 mil pessoas de bairros como Totó e Tejipió que, a partir de agora, passam a receber visita do agente comunitário de saúde, fazem consultas regulares com o médico de saúde da família, têm acesso a vacinação, fornecimento de medicamentos, acompanhamento do pré-natal e acesso a programas de controle do diabetes e hipertensão, entre outros serviços. Além disso, o horário de funcionamento será estendido: das 7h às 19h, sem intervalo (antes, era das 8h às 17h, com parada para almoço)”, explica a secretária Luciana Albuquerque.

A Prefeitura do Recife iniciou, em 2023, o projeto de ampliação da Atenção Básica para todo o território da capital. A cobertura, que até meados do ano passado era de 59,4%, já está em 75%, com a transformação de 48 unidades em USF Mais. Até o final do ano, a meta é ter todas as áreas do Recife assistidas pela ESF.

MELHORIAS EM TODA A REDE – Desde 2021, 128 unidades da rede municipal de saúde foram requalificadas e 65 estão em reforma. Outras 55 terão obras iniciadas ainda este ano. Além disso, novos serviços foram inaugurados, como a UPA-E da Mustardinha Doutor Cyro de Andrade Lima, a USF Mais Encanta Moça e Centro TEA na UPA-E do Ibura. Nesse período, 2,5 mil profissionais de saúde foram nomeados ou contratados para reforçar o atendimento à população. Ao todo, R$ 400 milhões estão sendo aplicados na saúde pública do município, por meio do programa Recife Cuida.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

ELEIÇÕES 2024

O Blog Ponto de Vista, em parceria com o Instituto França de Pesquisas (IFP), divulgará neste domingo pesquisa sobre a corrida eleitoral em Caruaru....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.