conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

ARTICULAÇÃO

João Campos reúne bancada federal para apresentar prioridades e solicitar apoio na destinação de emendas

Humberto Costa e Teresa Leitão, além dos deputados federais Augusto Coutinho, Carlos Veras, Clodoaldo Magalhães, Eriberto Medeiros, Fernando Filho, Fernando Monteiro, Guilherme Uchôa Júnior, Iza Arruda, Lucas Ramos, Luciano Bivar, Maria Arraes, Mendonça Filho, Ossesio Silva, Pedro Campos, Renildo Calheiros, Túlio Gadelha e Waldemar Oliveira. O senador Fernando Dueire e o deputado Felipe Carreras João Campos
Na tarde desta quarta-feira (08), o prefeito do Recife, João Campos, esteve em Brasília, reunindo-se com a bancada de Pernambuco no Congresso Nacional. Durante o encontro, que contou com a presença dos três senadores e de 18 deputados federais do Estado, o gestor apresentou as prioridades de administração municipal e discutiu a destinação de emendas no Orçamento Geral da União para 2024, buscando apoio para ações direcionadas à população recifense.

Ele enfatizou a importância de promover a igualdade de oportunidades por meio de políticas públicas centradas em quatro eixos fundamentais: educação, saúde, segurança alimentar e acesso a direitos. As ações prioritárias da gestão incluem a criação de creches, expansão da Atenção Básica, e a construção de restaurantes populares, cozinhas comunitárias e banco de alimentos.

João Campos também pediu apoio para construção e manutenção da rede Compaz, que foi reconhecido pela ONU como o equipamento que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e de 14 Centros Arrecife – espaços integrados de diálogo continuado com a comunidade, que têm o objetivo de promover a proteção social, aumentando o nível de empregabilidade entre os jovens e impactando na redução da violência nas comunidades. Os primeiros Centros Arrecife serão construídos no início de 2024.

A gente pode apresentar informações sobre a nossa cidade e a nossa prioridade para a emenda de bancada, que é um conjunto de obras na assistência social, na criação dos centros Arrecife, uma política pública desenhada na cidade do Recife, que a gente vai começar a implantação com a construção de quatro centros e a gente solicitou a bancada que pudesse ser parceira dessa iniciativa, começando com R$ 15 milhões para a construção dos quatro primeiros centros nos territórios mais vulneráveis. A gente sabe que cada parlamentar tem uma pauta, tem uma região, tem uma área de defesa prioritária do mandato e a gente entende que a nossa capital pode ter a atenção de todos e todas. Então aqui eu agradeço a presença de todos e esse diálogo vai continuar de forma permanente, porque, na política, quando a gente soma quem sai ganhando é a população”, afirmou João Campos.

Durante o encontro, o prefeito destacou os avanços do Recife nos últimos anos, com o aumento de 70% no número de vagas em creches; a qualificação da estrutura física da rede municipal de ensino; os investimentos para promover uma grande reestruturação na Saúde, que já reduziu pela metade a fila de espera por cirurgias no município; o equilíbrio das contas públicas; e as ações para mitigar os impactos das chuvas na cidade.

Além disso, elencou as iniciativas da Prefeitura para construir uma sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades e para enfrentar os efeitos da crise que atingiu o Brasil nos últimos anos. O gestor ressaltou as ações que priorizam os mais vulneráveis e que fizeram com que o Recife pudesse avançar nos indicadores sociais. A cidade que ocupava, desde 2012, a primeira posição no ranking das capitais mais desiguais do país, ocupa atualmente o meio da tabela, na 12a posição. O índice de Gini, instrumento que mede o grau de concentração de renda, passou de 0,622 em 2017 (pior resultado da história) para 0,546 atualmente.

João Campos ainda agradeceu o apoio que a gestão vem recebendo da bancada. Desde 2021, os senadores e deputados federais pernambucanos já destinaram mais de R$ 53 milhões para a construção da Ponte Jaime Gusmão (Monteiro-Iputinga), que está com ritmo acelerado de obras e será inaugurada no ano que vem; Hospital da Criança, que vai começar a ser construído em janeiro; e para as obras de proteção de encostas.

Participaram da reunião nesta quarta-feira os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, além dos deputados federais Augusto Coutinho, Carlos Veras, Clodoaldo Magalhães, Eriberto Medeiros, Fernando Filho, Fernando Monteiro, Guilherme Uchôa Júnior, Iza Arruda, Lucas Ramos, Luciano Bivar, Maria Arraes, Mendonça Filho, Ossesio Silva, Pedro Campos, Renildo Calheiros, Túlio Gadelha e Waldemar Oliveira. O senador Fernando Dueire e o deputado Felipe Carreras estavam em sessão no Congresso no momento do encontro, mas, posteriormente, compareceram ao local da reunião para conversar com João Campos e se informar a respeito de tudo que foi discutido e sobre as prioridades da Prefeitura do Recife.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Destaque

O município de Serra Talhada foi classificado como uma das 10 cidades mais competitivas do Nordeste, segundo avaliação do Centro de Liderança Pública (CLP),...

FESTA DO MOMO

Já escutamos os sinais do Carnaval! A Prefeitura do Recife anunciou diversos serviços e novidades para o Carnaval 2024. Em coletiva realizada na manhã...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.