João da Costa apresenta proposta de comissão a corpo consular do Recife

Em reunião com representantes do corpo consular no Recife, o vereador João da Costa (PT) apresentou, nesta quinta-feira (25), a proposta de criação de uma comissão especial de Relações Internacionais na Câmara Municipal. A ideia do colegiado, conforme anunciou o petista, é usar o espaço do Legislativo municipal para aproximar os consulados do poder público, debatendo o papel que as relações diplomáticas têm no Recife e estabelecer parcerias e cooperações descentralizadas em favor da cidade. No retorno do recesso parlamentar, em agosto, o vereador informou que formalizará a comissão no âmbito da Casa de José Mariano. “A reunião foi muito importante porque observamos que o Recife possui um corpo consular expressivo, sendo a terceira capital brasileira com maior número de representações diplomáticas. Os principais países do mundo estão aqui no Recife e é uma oportunidade que pode ser mais bem aproveitada pela cidade”, afirmou João da Costa. “Toda essa representatividade possibilita firmar cooperações, permitindo que a cidade celebre intercâmbios culturais, sociais, educacionais e econômicos”, disse o vereador, acrescentando: “A história do Recife é a história das Relações Internacionais. Os principais movimentos vividos pela cidade, seja na expansão do açúcar, na invasão holandesa, no ciclo do comércio pelo Reino Unido e entre outros, deu-se por conta das Relações Internacionais." Estiveram presentes cônsules da República Tcheca, Romênia, Chipre, Colômbia, Guatemala, Bulgária, Cabo Verde, México, Eslováquia, Malta, Países Baixos, Áustria, Costa do Marfim, Grécia, Suíça e Eslovênia. João da Costa salientou que parte do trabalho da futura comissão será identificar o peso econômico advindo das Relações Internacionais, de modo a procurar intensificar a atração de novos investimentos. Para tanto, ele citou importantes projetos, como o Porto Digital e a JEEP, que são internacionalizados e possuem influência econômica na cidade. O vereador também sublinhou que o colegiado também buscará fomentar parcerias com os países para alavancar o turismo na cidade e em Pernambuco. A proposta da comissão de RI recebeu apoio integral do corpo consular. APOIO - Para o cônsul da Eslovênia, Rainier Michael, a iniciativa da comissão cria um canal de interlocução entre a rede consular, a Prefeitura do Recife e o Legislativo. O cônsul do Chipre, Christos Avarani, destacou importância do grupo no fortalecimento das relações de reciprocidade entre o Recife e Pernambuco com os demais países. O cônsul da Suíça, Rodolfo Fehr, lembrou a coordenadoria criada durante a gestão de João da Costa na Prefeitura do Recife e frisou que a iniciativa chega em boa hora quando a rede consular passa por reestruturação. E o cônsul de Malta, Thales Castro, realçou que o futuro colegiado dará um “salto qualitativo” na percepção do Executivo de que as Relações Internacionais estão atreladas às gestões político-partidárias. _Fotos: Divulgação_

Em reunião com representantes do corpo consular no Recife, o vereador João da Costa (PT) apresentou, nesta quinta-feira (25), a proposta de criação de uma comissão especial de Relações Internacionais na Câmara Municipal. A ideia do colegiado, conforme anunciou o petista, é usar o espaço do Legislativo municipal para aproximar os consulados do poder público, debatendo o papel que as relações diplomáticas têm no Recife e estabelecer parcerias e cooperações descentralizadas em favor da cidade. No retorno do recesso parlamentar, em agosto, o vereador informou que formalizará a comissão no âmbito da Casa de José Mariano.

“A reunião foi muito importante porque observamos que o Recife possui um corpo consular expressivo, sendo a terceira capital brasileira com maior número de representações diplomáticas. Os principais países do mundo estão aqui no Recife e é uma oportunidade que pode ser mais bem aproveitada pela cidade”, afirmou João da Costa.

“Toda essa representatividade possibilita firmar cooperações, permitindo que a cidade celebre intercâmbios culturais, sociais, educacionais e econômicos”, disse o vereador, acrescentando: “A história do Recife é a história das Relações Internacionais. Os principais movimentos vividos pela cidade, seja na expansão do açúcar, na invasão holandesa, no ciclo do comércio pelo Reino Unido e entre outros, deu-se por conta das Relações Internacionais.” Estiveram presentes cônsules da República Tcheca, Romênia, Chipre, Colômbia, Guatemala, Bulgária, Cabo Verde, México, Eslováquia, Malta, Países Baixos, Áustria, Costa do Marfim, Grécia, Suíça e Eslovênia.

João da Costa salientou que parte do trabalho da futura comissão será identificar o peso econômico advindo das Relações Internacionais, de modo a procurar intensificar a atração de novos investimentos. Para tanto, ele citou importantes projetos, como o Porto Digital e a JEEP, que são internacionalizados e possuem influência econômica na cidade. O vereador também sublinhou que o colegiado também buscará fomentar parcerias com os países para alavancar o turismo na cidade e em Pernambuco. A proposta da comissão de RI recebeu apoio integral do corpo consular.

APOIO – Para o cônsul da Eslovênia, Rainier Michael, a iniciativa da comissão cria um canal de interlocução entre a rede consular, a Prefeitura do Recife e o Legislativo. O cônsul do Chipre, Christos Avarani, destacou importância do grupo no fortalecimento das relações de reciprocidade entre o Recife e Pernambuco com os demais países. O cônsul da Suíça, Rodolfo Fehr, lembrou a coordenadoria criada durante a gestão de João da Costa na Prefeitura do Recife e frisou que a iniciativa chega em boa hora quando a rede consular passa por reestruturação. E o cônsul de Malta, Thales Castro, realçou que o futuro colegiado dará um “salto qualitativo” na percepção do Executivo de que as Relações Internacionais estão atreladas às gestões político-partidárias.

_Fotos: Divulgação_

COMENTÁRIOS