Joel da Harpa destina emenda para ações relativas ao vazamento de petróleo em Pernambuco

Joel da Harpa destina emenda para ações relativas ao vazamento de petróleo em Pernambuco

Preocupado com os danos causados  pelos resíduos de óleos que se espalharam pelo litoral pernambucano, o Deputado Joel da Harpa tomou uma decisão inédita: decidiu destinar uma emenda parlamentar para viabilizar o trabalho de monitoramento e recuperação das praias. Hoje a tarde, ele esteve com a secretária Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Inamara Melo, e com o presidente da Companhia Pernambucana de Controle da Poluição Ambiental e de Administração de Recursos Hídricos (CPRH), Djalma Paes. Joel fez questão de  formalizar sua iniciativa ao Gabinete de Gestão de Crise Ambiental (GGCA) para monitorar as ações relativas ao vazamento de petróleo que está contaminando as praias no litoral do Nordeste. Para ele,  enquanto o governo federal ainda não está suprindo as necessidades suficientes previstas no Plano Nacional de Contenção de Vazamento de Óleo em Água, neste momento, cada um faz o que está ao seu alcance. “Sabemos que Pernambuco terá um grande trabalho pela frente para acompanhar os resultados dessa tragédia que só conheceremos sua real extensão com o tempo. Precisamos unir forças”, explica. Segundo o parlamentar, os resultados apresentados pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado por representantes da Marinha, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Ibama, preocupam e trazem incertezas. De acordo com a CPRH, as manchas de óleo não apareciam no litoral pernambucano desde 25 de setembro. Segundo o Ibama, entre agosto e setembro, as manchas foram vistas em 16 praias do Estado.

Preocupado com os danos causados  pelos resíduos de óleos que se espalharam pelo litoral pernambucano, o Deputado Joel da Harpa tomou uma decisão inédita: decidiu destinar uma emenda parlamentar para viabilizar o trabalho de monitoramento e recuperação das praias. Hoje a tarde, ele esteve com a secretária Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Inamara Melo, e com o presidente da Companhia Pernambucana de Controle da Poluição Ambiental e de Administração de Recursos Hídricos (CPRH), Djalma Paes.

Joel fez questão de  formalizar sua iniciativa ao Gabinete de Gestão de Crise Ambiental (GGCA) para monitorar as ações relativas ao vazamento de petróleo que está contaminando as praias no litoral do Nordeste. Para ele,  enquanto o governo federal ainda não está suprindo as necessidades suficientes previstas no Plano Nacional de Contenção de Vazamento de Óleo em Água, neste momento, cada um faz o que está ao seu alcance.

“Sabemos que Pernambuco terá um grande trabalho pela frente para acompanhar os resultados dessa tragédia que só conheceremos sua real extensão com o tempo. Precisamos unir forças”, explica. Segundo o parlamentar, os resultados apresentados pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado por representantes da Marinha, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Ibama, preocupam e trazem incertezas. De acordo com a CPRH, as manchas de óleo não apareciam no litoral pernambucano desde 25 de setembro. Segundo o Ibama, entre agosto e setembro, as manchas foram vistas em 16 praias do Estado.

COMENTÁRIOS