Juntas pedem na ALEPE voto de aplauso em favor dos trabalhadores e trabalhadoras do Cisam

Saiba mais informações clicando no link

As Juntas Codeputadas (Psol/PE) protocolaram ontem na Assembleia Legislativa de Pernambuco um pedido de voto de aplausos em reconhecimento à atuação das trabalhadoras e dos trabalhadores do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM) em preservar a vida e devolver a dignidade à criança vítima de estupro, no dia 16 de agosto. Mais do que as dificuldades médicas e psicológicas de cuidados com a paciente, também sofreram uma intensa pressão social de fundamentalistas religiosos que violaram os dados da menina e o sigilo do procedimento, tumultuando a entrada do hospital com gritos e tentativas de invasão do prédio.

As codeputadas ressaltam que havia uma autorização do aborto legal por parte do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, local de origem da vítima. Ela foi encaminhada para Pernambuco pelo reconhecimento nacional da capacidade técnica em assuntos gestacionais e maternos da equipe que trabalha no Cisam. Mesmo ameaçados, as trabalhadoras e trabalhadores da saúde permaneceram fiéis aos seus juramentos de preservar a vida de uma menina inocente, ajudando a amenizar um pouco a dor de uma criança violentada por quatro anos.

As ameaças contra esses trabalhadores e trabalhadoras permanecem até hoje, sendo inclusive acusados de serem “assassinos”, demonstrando uma inversão no que realmente deveria estar acontecendo: a valorização de profissionais que seguiram uma decisão legal e foram capaz de diminuir a dor de uma menina vítima de uma violência tão brutal e covarde como o estupro.

As Juntas reconhecem a importância do CISAM para a saúde, vida e proteção de todas as mulheres que necessitam dos serviços prestados por essa unidade de saúde, e seguem na luta pela legalização do aborto e na defesa de que todas as mulheres tenham direitos sobre seus próprios corpos.

COMENTÁRIOS