Liana Cirne aprova indicação para que vacinação dos profissionais da educação seja pré-requisito para volta às aulas na rede municipal

Saiba mais informações clicando no link


Apresentado pela vereadora Liana Cirne, a indicação para que a vacinação dos profissionais da educação contra a Covid-19 seja pré-requisito para a volta às aulas na rede municipal de ensino foi aprovada, nesta terça-feira (16), na Câmara de Vereadores do Recife. Na semana passada, a parlamentar já havia aprovado requerimento para que a vacinação desses profissionais, das redes pública e privada de ensino, fosse antecipada da Fase 4 para a Fase 1 do Plano Recife Vacina. Indicação também entregue em mãos à secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, e ao secretário de Educação, Fred Amâncio.

De acordo com a vereadora, tanto a antecipação da vacinação dos profissionais da educação quanto a indicação da vacina como pré-requisito para o retorno às aulas seguem recomendação da Unesco, que considera a categoria como uma das que estão na linha de frente no enfrentamento à Covid-19.

“Por estarem, diariamente, em quatro ou cinco salas de aula e convivendo com um público formado por jovens e adolescentes que reconhecidamente estão menos propensos a desenvolver sintomas da doença, esses profissionais estão mais expostos ao vírus e podem se transformar em grandes vetores de contágio, num momento em que a pandemia mundial do novo coronavírus está em nova alta no Brasil e que a vacinação anda a passos lentos no País”, explicou.

A parlamentar petista afirma ainda que, apesar das dificuldades enfrentadas em relação à escassez de vacinas para ampliar o plano de imunização, é possível antecipar o cronograma dos trabalhadores da educação para logo após os profissionais de saúde e dos idosos.

“Sabemos que a Prefeitura do Recife tem encontrado dificuldade para ter acesso a mais doses da vacina, que estão todas comprometidas com um Governo Federal que não tem nenhum compromisso com a saúde dos brasileiros. Sabemos ainda que está sendo necessário fazer um escalonamento do público prioritário nessa primeira fase da vacinação, mas é extremamente importante contemplar os professores e demais profissionais da área o mais breve possível”, defendeu.

COMENTÁRIOS