Ao assumir a Prefeitura Municipal, em 01 de Janeiro de 2005, Lula Cabral encontrou a Guarda Municipal reduzida a frangalhos. Sequer fardamento a corporação possuía.
Com um trabalho focado na valorização da Guarda Municipal, o ex Prefeito e atual Deputado Estadual, deu novo ânimo à Guarda. Lula Cabral criou um Plano de Cargos e Carreira, além da aquisição de Viaturas Dignas da gloriosa Guarda Municipal.
Na primeira aquisição foram várias viaturas Hilux, dando dignidade aos profissionais e oferecendo um melhor serviço de segurança.
Na segunda oportunidade foram 17 novas viaturas, numa única aquisição. carros da Jeep, no modelo Renegade. Os veículos foram para atuar na Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), fiscalização de trânsito, Ronda Patrimonial, Patrulha Maria da Penha e Guarda Ambiental.
Porém, o que o Supremo Tribunal Federal referendou, na última semana, tornando legal o Porte de Arma, garantindo o status de Polícia a Guarda Municipal, foi gestado por Lula Cabral, no Cabo de Santo Agostinho, que foi o primeiro Município Pernambucano a garantir o Porte de Armas para os Guardas Municipais. Em Pernambuco, o Cabo foi o primeiro Município a conseguir junto a Polícia Federal o Porte para a Guarda, seguido por Petrolina, que conseguiu no Departamento de Polícia Federal de Juazeiro-BA, logo após.
Lula Cabral idealizou e colocou em prática no Cabo de Santo Agostinho, o trabalho conjunto entre a Guarda Municipal e as Polícias Militar e Civil, além de ter criado a Inteligência da Guarda, semelhante à 2ª Seção da Policia Militar.
Também foi no primeiro Governo Lula Cabral, 2005/2008, que foi criada a Secretaria Municipal de Defesa Social para trabalhar em convergência com a Secretaria Estadual de Defesa Social.
Lula Cabral também criou a Central de Monitoramento na Guarda Municipal. Além de realizar um amplo concurso público.
“Infelizmente, mais uma vez a nossa Guarda Municipal, encontra-se desmotivada, como encontrei, em 2005, justamente num período em que o Cabo era considerada ‘A Cidade da Morte’. Hoje, coincidentemente, o Cabo voltou às páginas policiais e é a 5ª Cidade mais violenta do Brasil e a 1ª em Pernambuco.” Declarou Lula Cabral.