Mano Medeiros anuncia reforço na Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes

Saiba mais informações clicando no link

Mano Medeiros Jaboatão dos Guararapes
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Defesa Civil, realizou uma solenidade de recepção dos 94 profissionais selecionados, em processo simplificado, para reforçar o trabalho de prevenção e resposta do órgão, nesta quarta-feira (12), no auditório da Faculdade UniFG. O evento contou com a participação do prefeito Mano Medeiros, do secretário-executivo da Defesa Civil do Estado, coronel Clóvis Ramalho, e do secretário da área do município, coronel Elton Moura, além do especialista em emergências e desastres Caio Hercílio, coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros.

“Essa é uma ação importantíssima para enfrentarmos o próximo inverno, entre as muitas que estamos adotando. Depois de criar a Secretaria de Defesa Social, agora complementamos seu quadro com os mais diversos profissionais, para que possamos atender a população de forma mais estruturada e planejada. Nosso lema é salvar vidas”, declarou o prefeito Mano Medeiros. O secretário-executivo de Defesa Civil do Estado, Clóvis Ramalho, pontuou que o desafio é grande, sobretudo diante das previsões de chuva, mas lembrou que o trabalho do órgão vai além das chuvas e elogiou o plano de contingenciamento elaborado pela equipe do Jaboatão, já que prevenção precisa de planejamento.

Ao todo, foram disponibilizadas 95 vagas, para os cargos de auxiliar operacional, encarregado operacional e motorista (categoria D), nível fundamental. Operador de drone, assistente administrativo e técnico em engenharia, para nível médio/técnico. E engenheiro civil, geógrafo e técnico social, para o nível superior. Houve 1.426 inscrições, mas ninguém se candidatou ao cargo de operador de drone, portanto, estão sendo contratados 94 profissionais. “A Defesa Civil é o braço da prefeitura estendida às comunidades e precisa ter esse compromisso”, frisou o coronel Elton Moura para os contratados.

O treinamento do pessoal teve início já na recepção, com o especialista em emergências e desastres Caio Hercílio, que explicou os conceitos de ameaças, vulnerabilidade e risco; pontuou as mais diversas atuações da Defesa Civil; e chamou atenção para a necessidade de integração e compartilhamento de informações, planejamento e conhecimento a respeito do próprio papel. “O principal papel da Defesa Civil é servir, mesmo sabendo de todos os riscos”, salientou. “É preciso ter empatia, entender o que o outro está passando, quando chegamos”.

A psicopedagoga Jucélia Alves foi uma das profissionais selecionadas, como técnica social. “Eu estou super alegre, vou trabalhar diretamente com pessoas, contribuir com o município por meio da minha profissão. Vi que os desafios do trabalho assustam. Mas sempre gostei muito de desafios e sou muito tranquila”, declarou ela, cheia de boas expectativas para esse início de atuação. O treinamento continua nesta tarde e amanhã já começam a aprender praticando.

COMENTÁRIOS