Marília solicita flexibilização do ponto de corte do SiSu às universidades públicas de Pernambuco

Saiba mais informações clicando no link


A deputada federal e Segunda Secretária da Câmara dos Deputados, Marília Arraes (PT-PE), enviou ofícios aos reitores da UFPE, UFRPE E UPE, nesta quarta-feira (10), solicitando a flexibilização do ponto de corte no Sistema de Seleção Unificada (SiSu) de 2021.

A realização da prova do ENEM em plena pandemia da Covid-19 trará consequências graves para uma parcela dos estudantes brasileiros, principalmente aos alunos oriundos da rede pública de ensino. “Não é possível ignorar o déficit de aprendizado, mesmo entre quem conseguiu realizar a prova.”

“O ofício que o nosso mandato enviou para as universidades foca na defesa da diversidade, da inclusão social e da universalização da educação. Usamos como exemplo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que flexibilizou as notas mínimas exigidas no SISU”, continua a deputada.

É importante ressaltar que o ENEM 2020, cujas provas foram realizadas entre janeiro e fevereiro deste ano, já é considerado o mais desigual de todos os tempos. A edição bateu o recorde de abstenções, já que muitos alunos tiveram receio de expor a si e seus familiares ao coronavírus e também não conseguiram se preparar de maneira plena para a prova. “A flexibilização do ponto de corte é uma forma de diminuir um pouco a injustiça que a prova causará.”

Nos dois dias da prova presencial, os índices de abstenção em todo o Brasil, foram, respectivamente, 51,5% e 55,3%. Já na versão digital, a abstenção foi ainda maior: 68,1% no primeiro dia e  71,3% no segundo dia. Em Pernambuco, no primeiro dia da prova presencial, as abstenções chegaram a 48,4%. Já no segundo dia, o número chegou aos 52,2%. Na versão digital, no primeiro dia, 63,9% dos estudantes não fizeram a prova, enquanto no segundo dia cerca de 68,2% se abstiveram aqui no Estado.

COMENTÁRIOS