Mata Sul – Ministro assina ordem de serviço para construção  da sede definitiva do Campus Palmares, do IFPE

Mata Sul – Ministro assina ordem de serviço para construção da sede definitiva do Campus Palmares, do IFPE

Palmares (PE), 5/7/2018 – O Campus Palmares do Instituto Federal de Zona da Mata Sul, em Pernambuco, vai ganhar uma nova sede definitiva. Nesta qu

Alunos do Jaboatão conquistam primeiros lugares em vestibular do IFPE
Vestibular do IFPE oferece 700 vagas em cinco Campi do Litoral Sul e Zona da Mata
IFPE amplia prazo de inscrição para Vestibular 2019.1

Palmares (PE), 5/7/2018 – O Campus Palmares do Instituto Federal de Zona da Mata Sul, em Pernambuco, vai ganhar uma nova sede definitiva. Nesta quinta-feira, 5, o ministro da Educação, Rossieli Soares, acompanhado do ex-ministro da Educação e deputado federal, Mendonça Filho ,assinou a ordem de serviço para construção do espaço, que terá um investimento de R$ 12,6 milhões.

“A educação é transformadora”, destacou o ministro. “A zona da mata sul necessita de muito investimento em educação, pois é uma área que precisa ser desenvolvida, e esse desenvolvimento só vai chegar via educação. Nós hoje estamos liberando mais de R$ 12 milhões para esse investimento importante aqui em Palmares. O IFPE é, certamente, uma instituição das mais relevantes do Brasil, porque vai olhar o que precisa ser desenvolvido no local, na cidade”.

O projeto de construção da sede definitiva do Campus Palmares do IFPE teve os recursos liberados pelo ex-ministro Mendonça Filho, em janeiro deste ano, durante um evento ocorrido no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. “Fico muito feliz em poder ver esta obra ser iniciada. Os recursos estão garantidos, as etapas cumpridas e os alunos de Palmares vão contar com uma nova unidade”, comemorou Mendonça.

A construção da sede definitiva do Campus Palmares será feita em um terreno de 5 hectares, cedido pela Prefeitura Municipal de Palmares, e, após a conclusão, o espaço terá capacidade para atender 1.200 estudantes presenciais, nos três turnos. O projeto arquitetônico conta com mais de 7 mil m² de área construída, contendo 20 salas de aula, biblioteca, auditório e laboratórios, entre outros espaços voltados para atividades administrativas. O prazo previsto para conclusão da obra é de 14 meses.

O campus Palmares faz parte da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e funciona, desde 2014, em sede provisória nas instalações da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (Famasul). A unidade beneficiará jovens e adultos de várias cidades da Mata Sul pernambucana, como Água Preta, Joaquim Nabuco, Catende, Ribeirão, Xexéu, Jaqueira e Maraial, entre outras. Hoje, a unidade conta com 46 servidores, sendo 24 docentes e 22 técnicos administrativos, além de oito terceirizados.
Atualmente, o campus Palmares possui cerca de 420 alunos matriculados e oferece cursos técnicos subsequentes (manutenção e suporte em informática e rede de computadores), além de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) de agricultor familiar, operador de sistemas de irrigação e revitalizador de alvenaria, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de projetos de extensão. No segundo semestre deste ano, terão início as aulas de duas turmas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a educação básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), nos cursos de operador de computador e agente de inclusão digital para mulheres.

COMMENTS