Mendonça Filho pede ao ministro Marcelo Queiroga liberação de R$ 4 milhões para a saúde de Belo Jardim, Bezerros, Cupira e Lagoa do Ouro

Saiba mais informações clicando no link

RADAR POLÍTICO (09/08) – Câmara Federal está entre Distritão e volta das coligações
Prefeitura de Belo Jardim firma acordo com Sindicato para pagamento dos salários atrasados de dezembro dos professores, deixados pela gestão passada
João Paulo Costa viabiliza ensiladeira e dez poços artesianos para Belo Jardim


O ex-ministro Mendonça Filho cumpriu uma agenda extensa de audiências nos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Regional, Cidadania, Agricultura, Economia  e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), acompanhando os prefeitos de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, de Bezerros, Lucielle Laurentino, de Cupira, José Maria Macedo, e de Lagoa do Ouro, Edson Quebra Santo para pedir a liberação de recursos e apoio para projetos. Na audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Mendonça pediu a liberação de R$ 4 milhões de emenda parlamentar destinadas para investimentos nesses municípios. “São recursos que consegui incluir em emenda parlamentar e serão fundamentais para o custeio da saúde nessas cidades, principalmente na pandemia”, justificou Mendonça Filho.

Os prefeitos apresentaram ao ministro da Saúde ofícios com solicitação de apoio para projeto de construção de novo hospital municipal, de UPA e a liberação de equipamentos para hospitais municipais e de campanhas como respiradores pulmonares e monitores cardíacos. Os quatro municípios já foram atendidos este ano com a liberação de respiradores pulmonares, mas apresentaram novos pedidos em função do aumento do número de casos de covid-19 no Agreste pernambucano.

Nos pleitos apresentados ao ministro, Mendonça incluiu o pedido feito por Paulista, na Região Metropolitana, de apoio para a construção de uma UPA nas praias e uma maternidade municipal. Mendonça já tinha conseguido articular com o Ministério da Saúde, em março, a liberação de 20 respiradores pulmonares  para municípios do Agreste (Belo Jardim, Bezerros, Cupira, Lagoa do Ouro, Lajedo, Vertentes),  da Mata Norte (Goiana)  e do sertão (Salgueiro)  “Para mim foi gratificante poder ajudar esses municípios no que é essencial: a proteção das pessoas num momento tão difícil de luta pela vida”, afirmou.

No Ministério de Desenvolvimento Regional e Cidadania, os prefeitos pediram liberação de recursos para estradas, saneamento, segurança alimentar (cestas básicas), obras na área de esportes e aumento dos recursos para os programas de assistência social. Com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, Mendonça Filho e os prefeitos discutiram projetos para agricultura familiar, piscicultura e  recursos para centrais de abastecimento e maquinário como patrulha mecanizada.

COMMENTS