Uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA, o Transtorno do Espectro Autista, segundo a Organização Mundial de Saúde. Em um esforço para conscientizar as pessoas e aumentar a visibilidade desse tema, a ONU estabeleceu o mês de abril como Abril Azul, iniciando hoje. Este importante marco foi destacado pela vereadora Michele Collins (PP) durante seu pronunciamento na tribuna do plenário, durante a reunião ordinária desta segunda-feira (1º).
“Cada vez mais, tem aumentado o número de pessoas com autismo e nós estamos aqui para propor, para fiscalizar, para cobrar e para dar as mãos a essas pessoas. Esse mês tem um significado especial para as famílias que possuem um ente querido com autismo. É um importante período para refletirmos sobre um assunto que merece especial atenção e com isso obtermos melhorias na qualidade de vida dessas pessoas e também de seus familiares, as famílias atípicas, que sofrem tanto com a falta de tratamento acessível”, frisou a parlamentar.
Durante seu discurso, Michele Collins ressaltou a importância de contar com especialistas e técnicos qualificados para atender às necessidades das pessoas com autismo, destacando a preocupação de que o poder público não tem conseguido suprir essa demanda. Ela fez um apelo à Prefeitura do Recife, cobrando a criação de um centro de referência dedicado ao cuidado e assistência das pessoas com deficiência e, especificamente, das pessoas com autismo.
“É inadmissível que Recife, uma capital, não tenha dado resposta ainda para essas famílias e nós precisamos nos atentar para essa tema tão importante. Eu me solidarizo e quero sempre ser uma voz nessa Casa Legislativa das famílias e das pessoas com autismo”, concluiu.