As principais empresas aéreas em atividade no Brasil anunciaram, nesta quarta-feira (25), a nova malha aérea regular da alta temporada de verão no país. A apresentação contou com a presença dos ministros de Portos e Aeroportos; do Turismo, Celso Sabino; do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; de representantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e das companhias aéreas Azul, Gol, Latam, Voepass e Abaeté. Ao todo serão 94 novos voos, sendo 81 nacionais e 13 ligando destinos internacionais ao Brasil.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca os esforços do governo federal e das companhias aéreas pelo aumento da conectividade no Brasil. “Este é mais um resultado da parceria do poder público com a iniciativa privada no sentido de proporcionar que mais brasileiros cheguem a destinos nacionais, que, cabe frisar, já são atendidos por outros voos. E significa, também, o aumento da conectividade aérea com outros países, permitindo, ainda, o reforço da chegada de estrangeiros ao território nacional”, observou.
Já Costa Filho, de Portos e Aeroportos, lembrou que o aumento de novas rotas também aquece a economia e gera empregos, uma das principais diretrizes do governo Lula. “Na medida em que a economia se recupera, automaticamente haverá mais passageiros viajando pelo Brasil. Estamos melhorando a governança aeroportuária e a estrutura dos aeroportos, para receber bem quem viaja e quem vem nos visitar”, disse o ministro.
NOVAS ROTAS
Os novos voos chegarão a 43 destinos de 17 Unidades da Federação, principalmente da região Nordeste, seguidos de localidades do Sudeste, do Sul, do Norte e do Centro-Oeste. Das novas rotas, três delas, operadas pela Azul, envolvem destinos que não possuíam voos regulares até então. São eles: Linhares (ES); Araxá (MG) e Comandatuba (BA). Anteriormente, estes destinos eram atendidos apenas por aeronaves particulares ou de fretamento.
A Azul será responsável por 43 rotas regulares de ida e volta, que vão ligar principalmente a destinos do Nordeste. As novas operações chegarão a 17 Unidades da Federação. Já as 33 novas rotas da Gol vão partir de 12 estados com destino a outras 15 UFs. No caso da Latam, 11 voos vão partir de oito UFs para quatro estados.
Já as novas rotas de ida e volta da Voepass vão partir do Ceará, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de São Paulo e farão ligação com destinos de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte, como de Fortaleza (CE) para Campina Grande (PB) e Mossoró (RN) e de Recife (PE) para Campina Grande (PB) e Natal (RN).
A Abaeté, por sua vez, terá uma nova rota ligando Salvador (BA) a Boipeba, na Bahia, com a operação de fretamento de aeronaves passando a ser regular para o destino. Outras 13 rotas anunciadas terão destinos internacionais como o Chile, a Argentina, os Estados Unidos, o Peru, o Uruguai e a África.
REFORÇO
As novas rotas aéreas são um desdobramento do programa “Conheça o Brasil: Voando”, lançado recentemente pelo Ministério do Turismo e o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a ABEAR e empresas aéreas, para impulsionar o setor de viagens no país.
A Iniciativa une esforços do governo federal e da iniciativa privada para que mais brasileiros voem e conheçam o Brasil, com a adoção de benefícios como o Stopover. A modalidade, já oferecida pela Gol e a Latam em Brasília (DF), permite que, com apenas uma passagem aérea, clientes conheçam uma localidade intermediária antes de seguir viagem ao destino final.