conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Litoral de Pernambuco

Ministro André de Paula, reúne prefeitos do Litoral Sul de Pernambuco; saiba o que foi tratado

Saiba mais informações clicando no link

André de Paula Ministério da Pesca e Aquicultura

A prefeita de Sirinhaém, Camila Machado, recebeu nesta sexta-feira (22), o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para discutir o desenvolvimento da pesca artesanal nos municípios do Litoral Sul de Pernambuco. O encontro aconteceu no Sesc Guadalupe e reuniu entidades ligadas à pesca, prefeitos, vereadores e empresários, a exemplo do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Bernardo Peixoto.

A vinda do ministro ao município teve como propósito fortalecer o desenvolvimento do setor no Litoral e Mata Sul pernambucanos. André de Paula reuniu, não só o executivo de Sirinhaém, mas de Rio Formoso, Tamandaré e São José da Coroa Grande, para apresentar programas, ações e identificar vocações locais.

De acordo com Camila Machado, Sirinhaém tem um grande potencial econômico através da pesca artesanal. “Ficamos muito felizes com a sensibilidade do ministro para com a nossa atividade da pesca artesanal. Nossos pescadores e pescadoras são os responsáveis pela nossa alimentação que vem do mar. A cadeia produtiva, há muito, precisa de políticas públicas para se fortalecer. Precisamos de recursos que potencializem a pesca e que gere mais emprego e renda para a nossa região. E a regularização do cadastro nacional dos profissionais da pesca é primordial para esse desenvolvimento”.

Força-tarefa – A visita do ministro André de Paula ao Litoral Sul também teve o objetivo de destravar o gargalo do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) que permite o exercício da atividade no país. Esse registro é gerenciado através do Sistema Informatizado e inclui várias categorias, como pescadores profissionais artesanais e industriais. Em junho de 2021, o ministério lançou o Sistema de Registro Geral da Atividade Pesqueira (SisRGP 4.0) com o objetivo de cadastrar e recadastrar nacionalmente os pescadores profissionais.

Contudo, diversos desafios foram identificados neste processo, entre eles problemas com sistema e o número limitado de servidores dedicados exclusivamente a análise de registros. Sendo assim e nos últimos tempos, estas limitações causaram um represamento de solicitações pendentes de análise no sistema de aproximadamente 220.000 registros, sendo aproximadamente 112.000 protocolos físicos que foram registrados perante as Superintendências Federais de Pesca e Aquicultura nas Unidades da Federação.

Para resolver a problemática, um Acordo de Cooperação Técnica MPA/MPS/MTE nº 08/2023 foi firmado entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Ministério da Previdência Social (MPS) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para executar ações conjuntas e agilizar o registro de pescadores artesanais no RGP por meio de uma força-tarefa. A análise dos cadastros teve início no último dia 18 e segue até o dia 13 de outubro deste ano na unidade do SESC, localizada em Sirinhaém (SESC Guadalupe), onde se espera que 1,3 milhão de profissionais devam ser registrados no RGP o que irá permitir o exercício legal dessa atividade econômica, coletar dados relevantes para a formulação de políticas públicas para o setor pesqueiro, como o seguro-desemprego para pescadores profissionais artesanais, aposentadoria e acesso a créditos. Além disso, ele contribui para a geração de emprego e renda, bem como a segurança alimentar em comunidades dependentes da pesca.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.