conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Recife

Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania conhece o Compaz, da Prefeitura do Recife

Saiba mais informações clicando no link

Prefeito João Campos Recife Compaz Eduardo Campos
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, esteve na capital pernambucana nesta quinta-feira (31). À tarde, acompanhado pelo prefeito do Recife, João Campos, Silvio Almeida visitou as instalações do Centro Comunitário da Paz, o Compaz Eduardo Campos, no bairro de Linha do Tiro, Zona Norte do Recife. Em seguida, conferiu de perto a Casa de Acolhimento Provisório Margareth da Silva, que está abrigando temporariamente as crianças que viviam no Lar Paulo de Tarso, onde ocorreu um incêndio em abril deste ano. De acordo com o ministro, o Compaz, que será nacionalizado pelo Governo Federal, é um experimento político que é visto como exemplo para políticas nacionais de direitos humanos.

A ideia é que a experiência do Compaz sirva como um ponto de partida para uma política nacional. Criar uma estrutura administrativa, política, com participação social, popular e que funciona, que a ciência diz que funciona. A ocupação do território com serviço público de qualidade, com educação, com cultura, com esporte, no sentido de aproximar as pessoas da cidadania. O Compaz é um grande experimento político cujos resultados são muito evidentes. Isso aqui é política de direitos humanos e de cidadania num exemplo pulsante”, afirmou Silvio Almeida.

O prefeito do Recife João Campos comentou que os indicadores demonstram a diminuição da violência no entorno dos locais onde há uma unidade do Compaz. “Eu vou receber na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, o prêmio de políticas públicas para o Compaz. A gente concorreu com iniciativas de todo o mundo e o Compaz foi o grande vencedor como uma política que enfrenta a desigualdade e que cuida do território. Há um desafio porque é uma política pública transversal. Aqui, na biblioteca, nós temos a secretaria de Segurança de um lado e a de Educação do outro. Lá em cima, tem a de Esportes, a de Assistência Social e a da Mulher. Então a governança disso não é fácil, mas os resultados são expressivos. Vamos construir mais dois Compaz, o Paulo Freire, no Ibura, e outro junto ao aeroclube”, disse ele.

COMPAZ –  Pela excelência no serviço prestado à população, a Rede Compaz vem se destacando mundialmente em premiações. Em 2019, foi escolhido como o melhor projeto de redução de desigualdade social do País, pelo Programa Cidades Sustentáveis e pela Oxfam Brasil. O prêmio tem como finalidade reconhecer projetos nacionais de larga escala social, que tenham impacto em vários setores. – Em junho de 2022, o Compaz ganhou o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público. Os equipamentos municipais foram avaliados por critérios da ONU como iniciativa de relevância e qualidade, servindo de referência internacional no atendimento à população.

CASAS DE ACOLHIMENTO – O Lar Paulo de Tarso, localizado no bairro do Ipsep, passou por um incêndio na madrugada do dia 14 de abril deste ano, resultando na morte de quatro pessoas e deixando outras 12 feridas. O lar é mantido com ajuda de doações, sócios mantenedores e convênios, inclusive com a Prefeitura do Recife. A PCR abrigou as crianças da ONG Paulo de Tarso, na casa de acolhimento provisório, no Hipódromo, que seria inaugurada na mesma época para servir a rede assistencial do município. A unidade funciona 24 horas e tem capacidade para abrigar cerca de 15 crianças. Atualmente, 14 crianças vivem no local.

A casa conta com seis cuidadores diurnos, quatro cuidadores noturno, uma psicóloga, uma assistente social, um pedagogo, duas cozinheiras e dois auxiliares de serviços gerais. E o espaço ganhou o nome de Margareth da Silva, cuidadora de 62 anos, que trabalhava há dez no abrigo Paulo de Tarso, no Ipsep, e morreu no incêndio.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.