conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

PORTOS E AEROPORTOS

Ministro Silvio Costa Filho lança primeiro fórum voltado aos trabalhadores portuários

Silvio Costa Filho Ministério de Portos e Aeroportos

De forma inédita e por orientação do presidente Lula, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) instituiu, nesta terça-feira (31), durante cerimônia realizada em Brasília, o Fórum Permanente dos Trabalhadores Portuários. O comitê tem o intuito de ampliar o diálogo com os profissionais do setor e discutir pautas de valorização da categoria.

Na presença de representantes de sindicatos e federações, o ministro Silvio Costa Filho ressaltou que esse é um importante passo adotado pelo MPor para ampliar a participação da classe trabalhadora na agenda de desenvolvimento do modal. “Nunca antes na história desse país, de fato, existiu um fórum permanente voltado para debater as políticas dos profissionais portuários. Estamos trabalhando para fortalecer o setor seguindo a orientação do presidente Lula“, destacou o ministro.

Costa Filho também anunciou que, diante do surgimento de novas tecnologias e desafios enfrentados pelos agentes portuários, o ministério, junto com associações de portos, trabalhará em ações voltadas para qualificação técnica e profissional. “A gente precisa perseguir movimentos importantes para valorizar o trabalho desses profissionais. Um deles é o de trabalhar estrategicamente em ações que busquem qualificar e capacitar quem atua no modal portuário”.

Presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sergio Aquino, em nome das associações, destacou a importância da iniciativa adotada pelo MPor. “O diálogo amplo com o trabalho portuário só evolui de maneira concreta com a participação tripartite: poder público, setor laboral e empresarial. Nossas pautas são potencializadas com o ambiente democrático para o trabalho”, observou.

Política integrada
O Fórum Permanente dos Trabalhadores Portuários será formado por representantes das seguintes federações: Federação Nacional dos Estivadores (FNE), Federação Nacional dos Portuários, Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop) Federação Nacional dos Portuários (FNP) e pela Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários (FENCCOVIB). Juntas, elas reúnem contam com participação de aproximadamente 150 sindicatos da categoria.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

FESTA DO MOMO

Já escutamos os sinais do Carnaval! A Prefeitura do Recife anunciou diversos serviços e novidades para o Carnaval 2024. Em coletiva realizada na manhã...

Destaque

O município de Serra Talhada foi classificado como uma das 10 cidades mais competitivas do Nordeste, segundo avaliação do Centro de Liderança Pública (CLP),...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.