conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

RECIFE

‘Natal que Ilumina’ transforma a cidade em festa neste fim de semana

Foto: Marcos Pastich/PCR

Na véspera do Natal, a Administração Municipal do Recife, por intermédio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, promoverá a disseminação das alegrias e tradições culturais populares por toda a cidade. Mais de 40 apresentações de pastoris, bois, orquestras, bandinhas natalinas, além de grupos de ciranda e cavalo marinho, farão parte desta iniciativa.

Na quarta semana de programação, os eventos terão início amanhã (21), na Rio Branco, com apresentações de Dona Del do Coco & Ciranda e Larissa Lisboa a partir das 18h. No bairro do Cordeiro, as Jornadas para Celebrar serão realizadas, promovendo a integração dos participantes com suas comunidades e grupos culturais de outras localidades. O objetivo é fortalecer as tradições natalinas na geografia afetiva da cultura popular recifense. Na Rua Teófilo Virgoleta, quatro grupos de pastoril, orquestra e boi, além do Veio Mangaba, se apresentarão. Na sexta-feira (22), a Vila Vintém será palco para as Jornadas, com quatro pastoris e uma orquestra na Rua Dr. João Santos Filho.

O sábado (23) será marcado por uma festa que se espalhará por diversos polos natalinos da cidade, como Rio Branco, Segundo Jardim e parques da Macaxeira, Dona Lindu e das Graças. O Recife Antigo, com o evento “Natal que Ilumina”, começará a apresentar suas atrações às 15h, com pastoris no palco próximo ao Marco Zero. Em seguida, sete grupos de bois desfilarão pelas ruas do bairro.

Nos demais polos, a partir das 17h, borboletas pequeninas e pastoras azuis e encarnadas convidarão o Recife a celebrar o ciclo de acordo com as tradições.

No domingo (24), bandinhas e orquestras realizarão apresentações itinerantes por vários polos, preenchendo a noite de Natal com acordes.

Outra tradição natalina que tomará as ruas da cidade neste fim de semana é o “Baile do Menino Deus”. Nos dias 23, 24 e 25, a partir das 20h, o Marco Zero será palco da encenação ao ar livre do célebre espetáculo natalino, que chega à sua 20ª edição no Recife Antigo, sob a direção de Ronaldo Correia de Brito, realização da Relicário Produções e apoio da Prefeitura do Recife.

Gratuito e aberto ao público, o Baile do Menino Deus conta a história do nascimento de Jesus, filho de Maria e José, integrando folguedos e brincadeiras populares do Nordeste. Caique Ferraz e Laís Senna, um ator indígena e uma cantora e compositora negra, são os protagonistas. Nesta edição, o espetáculo adotará um figurino afrofuturista e será embalado por Hip Hop e break, com participação de artistas como Almério e Maestro Forró, Silvério Pessoa, Surama Ramos, Isadora Melo e Lucas dos Prazeres, entre outros.

O ciclo natalino continuará iluminando a programação cultural recifense até 6 de janeiro, quando a Lapinha será queimada, simbolizando votos e auspícios para o novo ano de 2024, abrindo espaço para o Carnaval.

Leticia Lima

Jornalista diplomada pela Uninassau

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

ELEIÇÕES 2024

O Blog Ponto de Vista, em parceria com o Instituto França de Pesquisas (IFP), divulgará neste domingo pesquisa sobre a corrida eleitoral em Caruaru....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.