No guia, Danilo ressalta legado na educação de Pernambuco e reforça compromisso

Saiba mais informações clicando no link

Danilo Cabral PSB Eduardo Campos
Um processo construído com muito diálogo, unindo alunos, professores, educadores, gestores e, sobretudo, a sociedade. Que rende frutos a Pernambuco até hoje, como uma das melhores educação do Brasil. O legado de Danilo Cabral à frente da Secretaria de Educação, no governo Eduardo Campos, e seus compromissos para que essa área continue avançando foram temas do guia eleitoral do único candidato do presidente Lula no estado, na noite desta segunda-feira (5). Em uma roda de conversa reunindo estudantes, docentes, pais e o socialista, são destacados os principais projetos implantados na gestão e que fez o estado sair das últimas posições e liderar a avaliação do IDEB. Também são apresentados os compromissos de Danilo para garantir os avanços do segmento no estado.

O programa eleitoral resgata importantes programas implantados por Danilo na educação de Pernambuco, como a universalização das escolas em tempo integral, a melhoria da qualidade da merenda escolar em toda a rede estadual, a criação do Ganhe o Mundo, a garantia de acessibilidade nas unidades de ensino, bem como o avanço no IDEB, dentre outras realizações.

Dentre os compromissos de Danilo para a educação, o candidato de Lula garante a universalização da educação profissional em todos os municípios, assim como fez com a expansão da rede de escolas de tempo integral. Outra ação importante é a ampliação do programa Ganhe o Mundo que, a partir de 2023, também oferecerá oportunidade a professores da rede para fazer intercâmbio e melhorar a capacitação. Danilo também vai implantar nas cidades pernambucanas ao menos uma escola integral no ensino fundamental e criar 60 mil novas vagas de creche, em parcerias com as prefeituras e a rede privada.

O guia eleitoral traz uma série de depoimentos de pais, alunos e trabalhadores em educação, que contam como as transformações lideradas por Danilo mudaram a vida das pessoas. O comerciante Edvandro Soares, pai de Rafael Sousa, ex-aluno do Ginásio Pernambuco, destacou a qualidade do ensino em uma escola estadual e como esse fator contribuiu para que seu filho fosse aprovado na primeira colocação no curso de Medicina da USP, uma das principais universidades do Brasil. “Se eu não tivesse tido essa experiência integral, com ótimos professores, não teria conseguido meu sonho”, contou o estudante.

Já o professor da escola Edílson Maximiniano, de Passira, lembrou o empenho de Danilo para colocar Pernambuco na primeira colocação no IDEB. “Esse olhar que você teve lá atrás, quando você foi secretário, de tirar a educação de um dos últimos lugares do país e trazer para despontar como sendo um dos primeiros lugares, eu acho que uma visão dessa de um governante a nível estadual vai fazer com que todas as outras áreas elas venham a melhorar”, declarou.

RELAÇÃO COM EDUARDO – A relação de amizade, de trabalho e parceria política com o ex-governador Eduardo Campos, um dos maiores líderes políticos de Pernambuco e do Brasil, também é abordada no vídeo. No guia, é resgatado um depoimento de 2010 de Eduardo, em que ressalta as qualidades de seu parceiro. 

“Danilo é a presença da política, que sabe falar no microfone, mas sabe fazer na prática a vida das pessoas melhorar. É aliar a capacidade política à capacidade de fazer. Uma coisa é falar, outra coisa é escrever e outra coisa bem diferente é fazer acontecer. Nós aprendemos a fazer acontecer”, diz Eduardo, em vídeo de 2010.

COMENTÁRIOS