O PSB e o risco do caminho escolhido

O PSB e o risco do caminho escolhido

Coluna Política em Dia

Imagem: Ed Machado

O PSB de Pernambuco escolheu se manter na oposição ao presidente eleito Jair Bolsonaro. Este fato pode trazer consequências administrativas e eleitorais, principalmente porque dificultará o acesso à liberação de recursos para o estado por parte do Planalto.  A única rota de acesso deve ser o deputado federal eleito Luciano Bivar, reconduzido à presidência nacional do PSL esta semana. O PSB aposta na formação de um novo bloco político de centro-esquerda, possivelmente sem o Partido dos Trabalhadores. Para tanto, pelo menos por hora, quer manter distância da imagem do presidente por motivos básicos: apoiou o PT no segundo turno e prefere ficar como observador na primeira fase da experimentação deste novo governo. Se for um desastre, o PSB sai com a vantagem de não se contaminar. Porém, se o governo Bolsonaro for um sucesso, o PSB de Pernambuco vai enfrentar apoiadores dele nas disputas estaduais vindouras. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou neutralidade e a sua futura vice, Luciana Santos (PC do B), mostrou-se indisposta a dialogar com o campo da extrema-direita. 

Minguando – Dia após dia vão reduzindo-se as chances de Mendonça Filho retornar ao MEC. O DEM já possui dois prováveis ministros e pode ganhar um terceiro. De maneira nenhuma os democratas teriam 4 ministérios consigo, além da Presidência da Câmara. Se estiver em Brasília nos próximos dois anos, será participando como coadjuvante.

Agradecendo – Quem não parou de circular pelo estado foi Bispo Ossesio (PRB). Eleito deputado federal, tem mantido contato com as bases e se mostrado disponível para o que der e vier a partir de fevereiro  de 2019.

Surpreendendo – O Delegado Erick Lessa também tem mantido agenda após as eleições. Ele tirou um período de férias mas já retornou e segue com entrevistas em rádios e encontros para debater a segurança pública no Agreste, polo de confecções e demais regiões do estado.

Governador do povo – Está sendo muito elogiada a postura de Eriberto Medeiros como governo em exercício. Eriberto chamou seus aliados históricos para conversar no Palácio do Campo das Princesas e fez um giro pelo estado visitando suas principais bases. Ele tem mostrado porque tornou-se um dos maiores atores políticos do estado em pouco tempo

Escrito por Marcelo Velez 

COMENTÁRIOS