conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Olinda

Olinda vai ganhar novo complexo de hospedagem no Convento de Santa Teresa

Saiba mais sobre o projeto

Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

por Letícia Lima

Olinda está prestes a receber um novo complexo de turismo religioso, que incluirá hospedagem, atrações culturais e opções de lazer. A Santa Casa de Misericórdia, em parceria com a Prefeitura do município, estabeleceu um protocolo de intenções para desenvolver um projeto de restauração do Convento de Santa Teresa, localizado no bairro de mesmo nome, no corredor de entrada da cidade.

Os investimentos provêm da iniciativa privada, liderada pelo grupo GRS Incorporadora, com a expectativa de apresentar a proposta em aproximadamente 90 dias.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Mirella Almeida, destacou a importância desse trabalho para Olinda.

“Trata-se de um importante trabalho, fruto do protagonismo de Olinda no cenário de atrativo turístico de Pernambuco, impactando na geração de renda, com a geração de empregos diretos e indiretos. Estamos felizes com essa transformação no Convento de Santa Teresa, impulsionando uma requalificação que vai avançar por todo o Sítio Histórico da nossa cidade”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, ao lado do prefeito, Professor Lupércio, que comemorou a iniciativa.

O projeto prevê que o hotel adotará o padrão de tecnologia conhecido como retrofit, que visa restaurar edifícios antigos preservando sua arquitetura original e adaptando-os às regulamentações atuais. O convento, situado na área de proteção do Sítio Histórico, é um marco da arquitetura católica barroca do século XVIII e integra a lista dos primeiros bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Marim dos Caetés.

Ao longo do tempo, a instituição passou por uma reestruturação e deixou de abrigar a quantidade de religiosos que abrigava anteriormente. O projeto também tem como objetivo manter o edifício em bom estado, prevenindo qualquer deterioração, e reconhecendo sua importância histórica e cultural. Os próximos passos incluem a análise pela Câmara de Legislação e Tombamento (CTL), a avaliação pelo Conselho de Patrimônio e a aprovação pelo Iphan.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.