O vice-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Aliança, Pedro Freitas, está em Brasília ao longo desta semana para divulgar o 9º Congresso Pernambucano de Municípios, que acontecerá nos dias 27 e 28 de abril de 2026, no Recife Expo Center.
As agendas começaram nesta segunda (10) e seguiram até esta terça-feira (11), com visitas a órgãos e instituições parceiras, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e o Governo Federal, através do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (Seaf).
“Nosso objetivo é realizar um congresso cada vez mais participativo, que envolva as pessoas e coloque a gestão municipal no centro das discussões sobre o futuro das cidades. Buscamos parcerias que contribuam para o fortalecimento das administrações públicas e para a troca de experiências entre os gestores pernambucanos”, afirmou Pedro Freitas.
Durante a reunião com o Governo Federal, Pedro foi recebido pelo secretário especial de Assuntos Federativos, Júlio Pinheiro, e pelo gerente-executivo da Presidência da República, Gileno Gomes. No MGI, o encontro ocorreu com as coordenadoras Regina Lemos e Tâmara Costa.
Na Caixa Econômica Federal, o vice-presidente interino de Agente Operador, Rodrigo Hideki, recebeu Pedro Freitas, que entregou pessoalmente o convite do congresso. Já no Banco do Brasil, o prefeito foi recebido pelo gerente da Diretoria de Governo, Carlos Henrique Jogaib, e pelo gerente Leandro Alves, além dos representantes de relações institucionais Marcelo Goulart e Douglas Finardi. O gerente administrativo-financeiro da Amupe, José Mário, também acompanhou as agendas.
Encerrando as reuniões, Pedro Freitas destacou que o tema central do congresso será divulgado em breve, mas adiantou que a edição de 2026 deve propor uma reflexão sobre o papel das pessoas na construção de políticas públicas mais eficientes e humanas.
“Queremos que cada participante se reconheça como parte ativa desse processo”, concluiu o vice-presidente da Amupe.


























