PERNAMBUCO CONSEGUE FEITO INÉDITO NA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO CONE SUL

Saiba mais informações clicando no link

Gabriel Bastos e João Pedro Lemos GGE OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO CONE SUL
Pernambuco comemora uma conquista, até então, nunca alcançada. Duas vagas, de uma só vez, na Olimpíada de Matemática do Cone Sul, uma das principais olimpíadas de matemática do mundo. Apenas quatro alunos do Brasil foram classificados este ano para a disputa que acontecerá no Chile, no mês de agosto. As outras duas vagas ficaram para os estados de São Paulo e Ceará.

Os garotos prodígios de Pernambuco são Gabriel Bastos e João Pedro Lemos, ambos com 15 anos, também estudantes do primeiro ano do ensino médio e da turma Olímpica do Colégio GGE. A caminhada desses alunos começou nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), competição que reúne mais de 15 milhões de estudantes, do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

Depois de passarem por todas as fases da OBMEP, estaduais e regionais, e garantirem também excelentes resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Gabriel e João Pedro conseguiram a classificação para a etapa internacional que, este ano, acontecerá no Chile.

A preparação agora fica ainda mais intensa. Os pernambucanos e os outros dois alunos classificados, além do compromisso regular com as aulas do Colégio, terão uma imersão de 15 dias, em São Paulo, com uma equipe de professores especialistas em olimpíadas e mais um pacote de aulas específicas oferecidas pelo GGE.

Gabriel, desde o sexto ano, vem se preparando através da Turma Olímpica do Colégio GGE. “Fiquei muito feliz quando soube do resultado dos testes. Foi uma sensação indescritível. Atribuo essa vitória a minha família que sempre me apoiou incondicionalmente, primeiramente ao meu pai. A escola, é claro, sempre me forneceu a preparação necessária, em especial meus professores que sempre estão disponíveis para me ajudar. Um resultado expressivo, que é fruto de muito estudo e dedicação”, disse. Gabriel acumula diversas medalhas, dentre elas, duas de ouro e uma de prata na Olimpíada

Brasileira de Matemática; uma de ouro e duas de prata na OBMEP; duas de ouro na OPEMAT e uma de prata na Olimpíada Internacional, realizada no mês de maio (única medalha em Pernambuco).

João Pedro integra a Turma Olímpica do Colégio GGE desde 2020. Possui uma intensa rotina de estudos e participa de todas as aulas realizadas pelo GGE. “Estou muito animado e espero fazer uma boa prova. Estudo provas antigas da OBM e da Olimpíada do Cone Sul, além de materiais teóricos”, revelou. João Pedro também acumula diversas medalhas: duas de ouro na OBMEP; ouro e bronze na OPEMAT e ouro na OBM. Também foi premiado na Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) com bronze em 2020 e prata em 2021.

A competição – As provas serão realizadas, individualmente, em dois dias consecutivos. Os participantes terão 4 horas e meia, em cada dia, para resolver três problemas propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. As questões abrangem disciplinas como Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Combinatória. Na premiação, serão entregues medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, distribuídas segundo percentuais de acertos.  O torneio busca proporcionar uma oportunidade para os jovens participantes demonstrarem suas habilidades em matemática, além de possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais entre estudantes do ensino básico de diversos países latino-americanos.

COMENTÁRIOS