BLOG PONTO DE VISTA
A primeira pesquisa do Instituto Conecta, encomendada pelo Blog Ponto de Vista, sobre a disputa pela Prefeitura de Abreu e Lima, aponta o prefeito Flávio Gadelha (PSB) com ampla vantagem em relação aos demais candidatos. De acordo com a pesquisa, no cenário estimulado, quando os nomes não são mencionados aos entrevistados, se as eleições fossem hoje Flávio Gadelha venceria a eleição com 55%. Doutor Marquinhos (PSDB) teria 14%, enquanto que Professor Jailton (Mobiliza) e Rodolfo Albuquerque (UB) alcançaram 1%. Manoel Elizeu Bilo (Rede) foi citado mas não alcançou 1%. Nenhum/branco/nulo somam 15%. Não sabe/não respondeu 14%. Levando em consideração os votos válidos deste cenário, Flávio Gadelha fica com 78%, Dr. Marquinhos 19%, Professor Jailton 2% e Rodolfo Albuquerque alcançam 1%.
No o cenário espontâneo, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome do seu candidato preferencial, Flávio Gadelha aparece com 45%, Dr. Marquinhos com 6%. Não sabe/não respondeu somam 48%. Levando em consideração os votos válidos deste cenário, Flávio Gadelha fica com 88% e Dr. Marquinhos 12%.
A pesquisa também consultou os entrevistados sobre o que eles acham em relação a expectativa de vitória. Esses foram os números:
Flávio Gadelha – 73%
Dr. Marquinhos – 11%
Manoel Elizeu Bilo – 1%
Não sabe/não respondeu – 13%
Nenhum/branco/nulo – 2%
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE FLÁVIO GADELHA
A pesquisa também aferiu a avaliação da gestão do prefeito Flávio Gadelha. De acordo com o levantamento 68% aprovam a sua gestão, enquanto que 24% desaprovam. 8% não sabe/não respondeu.
POSSIBILIDADE DE VOTO
Dr. Marquinhos
Votaria com certeza – 14%
Poderia votar – 23%
Não votaria de jeito nenhum – 34%
Não conhece o suficiente – 22%
Não sabe/ não respondeu – 7%
Flávio Gadelha
Votaria com certeza – 53%
Poderia votar – 12%
Não votaria de jeito nenhum – 25%
Não conhece o suficiente – 3%
Não sabe/ não respondeu – 7%
Manoel Elizeu Bilo
Votaria com certeza – 1%
Poderia votar – 3%
Não votaria de jeito nenhum – 37%
Não conhece o suficiente – 51%
Não sabe/ não respondeu – 8%
Professor Jailton
Votaria com certeza – 1%
Poderia votar – 6%
Não votaria de jeito nenhum – 34%
Não conhece o suficiente – 51%
Não sabe/ não respondeu – 8%
Rodolfo Albuquerque
Votaria com certeza – 2%
Poderia votar – 4%
Não votaria de jeito nenhum – 33%
Não conhece o suficiente – 54%
Não sabe/ não respondeu – 7%
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo PE-00347/2024, ouviu 400 eleitores durante os dias 03 e 04 de setembro deste ano. O levantamento assegura um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,90%.