conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

ALERTA

Pesquisa realizada por empresa acusada de irregularidade em resultados será divulgada em Carpina na próxima quinta-feira (7)

Prefeitura de Carpina

Prefeitura de Carpina – Foto: Google Maps

A Sensatus Pesquisa e Consultoria Ltda divulgará na próxima quinta-feira (7) uma pesquisa realizada sobre o pleito em Carpina para a prefeitura da cidade. A empresa citada em questão já foi acusada diversas vezes de fraudes e teve pesquisas impugnadas.

Em 2020, na campanha para prefeito de Belo Jardim, a Sensatus foi acusada pela Coligação Juntos em Defesa de Belo Jardim (do candidato a prefeito e vice, Gilvandro Estrela e Dr. Maneco) de fraudar uma pesquisa sobre o pleito na cidade. “_A pesquisa eleitoral identificada pelo número PE-08594/2020 estaria com seu registro no sistema PesqEle em desacordo com os requisitos do art. 2º da Resolução TSE nº 23.600/2019, no tocante à indicação da fonte pública dos dados, à ponderação quanto ao nível econômico dos entrevistados e à identificação do estatístico responsável. Aponta, ainda, a existência de indícios de fraude na pesquisa em questão e a ausência de credibilidade da empresa contratante. Requer, ao fim, a concessão de medida liminar para que seja determinada a imediata suspensão da divulgação da pesquisa, com a retirada de eventual divulgação dos resultados já ocorrida, bem como que os representados se abstenham de veiculá-la por qualquer meio de comunicação_”, diz a liminar de suspensão assinada pelo juiz Douglas José da Silva, da 45º Zona Eleitoral de Belo Jardim.

Na época, o Ministério Público também apontou irregularidade. “_Conforme bem apontado na exordial, e observado na decisão que deferiu a liminar, a indicação da metodologia e das fontes públicas quando do registro da pesquisa foi realizado de maneira notadamente genérica, destacando-se que, apesar de resumir-se a citar o TSE/IBGE como fontes de dados, a pesquisa nem mesmo utilizou-se dos mesmos critérios. Destaca-se, em especial a ausência de qualquer menção no registro da pesquisa ao nível econômico dos entrevistados, aprofundando a irregularidade da mesma_”, dizia o texto.

Provando que os dados não condiziam com a realidade, Gilvandro Estrela e Dr. Maneco foram eleitos com mais de 50% dos votos, refutando os números apresentados pela empresa Sensatus. Mas, os escândalos não pararam por aí.

Rio Grande do Norte

Na campanha de 2022 para governador, a Sensatus se viu mais uma vez em “meio ao furacão” das acusações de fraude. Uma pesquisa divulgada pelo instituto apontou que a governadora Fátima Bezerra do PT seria a grande vitoriosa com 39% e Fabio Dantas, do Solidariedade, aparecia com 15%. Foi quando uma notícia caiu como bomba! O dono do instituto foi acusado de ter cargo comissionado no governo de Fátima. Além disso, a imprensa divulgou que Antônio Leonilde era presidente do PT em Itaú (cidade do Rio Grande do Norte) e que o endereço do instituto é o mesmo apontado por Leonildes na prestação de contas do partido como sendo a sede do PT na cidade, que fica na Rua Joaquim André, número 41, no centro do município. Ao se deparar com as informações, populares se revoltaram e ainda notaram a presença constante da governadora nas redes sociais do dono da Sensatus, que havia divulgado a pesquisa favorecendo a petista. Quem pensa que acabou se engana. Os casos ainda seguiram apontando fragilidade no crédito do instituto.

Mossoró

Em 2020, uma pesquisa com números falsos foi espalhada na Internet Super TV, colocando na primeira página, uma vantagem da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, sobre seus opositores na disputa para a reeleição do município. Os dados divulgados apareciam como do Instituto Sensatus. Por meio de nota a TV explicou que havia sido hackeada e que os números não eram reais. Segundo informações da imprensa, o instituto havia sido contratado para divulgação de mais uma pesquisa, a exemplo de outras duas que já tinha sido divulgada e o fato causou estranheza com a apresentação dos números falsos.

Paralelamente, a Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), presidida pelo empresário Vilmar Pereira, registrou outra pesquisa para ser divulgada, também sobre a corrida eleitoral de Mossoró. Era a primeira vez que a Acim promovia esse tipo de iniciativa. O que causou estranheza é que a própria Sensatus era a responsável pela pesquisa da Acim. Alguns populares e jornalistas acusaram a Sensatus de querer favorecer a candidatura de Rosalba e mais uma vez o instituto viu seu nome mergulhado em polêmicas.

Florânia

Na cidade de Florânia, no Rio Grande do Norte, a coligação partidária marjoritária “Coligação do Povo” entrou com pedido de impugnação de mais outra pesquisa da Sensatus. Segundo o texto, o questionário apresentado faz referência expressa ao pleito eleitoral do município de Pendências/RN e não da cidade de Flôrania onde o resultado foi divulgado. Ou seja, o questionário aplicado apontava para o município de Pendências que fica a 137 km de distância e que o resultado não poderia representar a cidade e o pleito do povo floraniense. “_Teriam ocorrido graves falhas técnicas na coleta de dados da pesquisa, que impedem a sua divulgação, notadamente uma dupla ofensa ao art. 2º, inciso IV, da Resolução TSE n.º 23.600/2019, especificamente o formulário cadastrado na pesquisa estaria incorreto_”, ressaltou o texto da liminar de suspensão assinada pelo juiz eleitoral, Pedro Paulo Falcão Júnior da 21º Zona Eleitoral de Florânia. Agora resta a pergunta: diante de todas essas acusações de fraudes e impugnação, Carpina pode confiar em um pesquisa realizada por esse instituto?

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.