Pesquisa do Instituto França, realizada em parceria com o Blog Ponto de Vista, crava que a corrida eleitoral de Caruaru terá uma disputa pelo segundo turno. O levantamento, com metodologia inédita, entrevistou eleitores da Capital do Agreste com base nos padrinhos políticos de cada pré-candidato. Números que certamente influenciarão a realidade política do município nos próximos meses.
No cenário estimulado, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), apareceu com 27,68% das intenções de voto. Em segundo lugar, apareceu o ex-prefeito Zé Queiroz (PDT), candidato do presidente Lula (PT), com 18,42%, seguido pelo deputado federal Fernando Rodolfo (PL), nome defendido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com 10,83%.
O ex-deputado Erick Lessa (Republicanos), apoiado pelo ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), pontuou com 8,22%. Por sua vez, Tonynho Rodrigues (MDB), filho do ex-prefeito Tony Gel (MDB), apareceu com 3,06%, enquanto Armandinho (Solidariedade), pré-candidato de Marília Arraes (Solidariedade), teve 2,88%. Michele Santos, nome do PSOL, pontuou com 0,36%. Outros 13,64% declararam votar nulo ou branco, enquanto 14,91% não souberam ou não responderam a pesquisa.
Como a margem de erro da pesquisa é de 4,4 pontos percentuais, o cenário expõe uma eleição a ser definida no segundo turno. Como os padrinhos ainda não estiveram presentes no município, nomes como Queiroz e Fernando tendem a polarizar por uma vaga no segundo turno.
Um dos elementos captados pela pesquisa diz respeito a como o eleitor define seu voto. Segundo o levantamento, 22,72% escolhem com base nos debates e 22,34% avaliam a trajetória de cada político. Por sua vez, 29,84% se informam sobre política através da televisão e 18,53% pela rede social Instagram.
ESPONTÂNEA
No cenário espontâneo, Rodrigo também liderou, com 18,4%, seguido por Queiroz (8,45%) e Rodolfo (2,62%). Os demais candidatos não registraram 1% das intenções de voto. Mas 53,62% não souberam ou não responderam neste cenário, e outros 15,11% declararam voto nulo ou branco.
O Instituto França realizou 500 entrevistas em Caruaru entre os dias 20 e 23 de maio. O levantamento, que foi registrado na Justiça Eleitoral, tem confiabilidade de 95% e margem de erro de 4,4 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PE-00560/2024.