PGJ recebe maior honraria do Poder Legislativo no Dia do Ministério Público

Saiba mais informações clicando no link


Na última terça-feira, 14 de dezembro, Dia do Ministério Público, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Paulo Augusto de Freitas Oliveira, recebeu a Medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro, maior honraria do Poder Legislativo.

A entrega foi realizada em solenidade, no Auditório Sérgio Guerra, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros, que comentou a iniciativa. “A entrega desta medalha acontece uma única vez ao ano. A homenagem ao procurador-geral enaltece a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, que fazem parte dos princípios do Ministério Público”, afirmou o parlamentar.

O procurador-geral agradeceu o reconhecimento. “Hoje é um dia especial, que data o início da história do Ministério Público brasileiro. E receber essa honraria em Pernambuco neste momento é motivo de muito orgulho por fazer parte de uma Instituição de respeito, que preza pelo bem coletivo, principalmente pelos que mais precisam de apoio e proteção. O recebimento desta medalha representa também a interação entre o Ministério Público e o Poder Legislativo, que seguirão em frente, cada vez mais fortes, para atender às demandas da sociedade e levar melhorias para a população pernambucana”, afirmou Paulo Augusto.

Presente também na ocasião para receber a comenda, o governador do Estado de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara, discursou na tribuna. “Uma homenagem de tamanha dimensão, ainda mais vinda do Legislativo, pilar da democracia, ficará como marco inesquecível na história de vida de cada um de nós”, destacou o chefe do Poder Executivo Estadual.

Na ocasião, outras autoridades também receberam a comenda e prestigiaram o evento. Além do PGJ e do governador, receberam a Medalha Joaquim Nabuco o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), conselheiro Dirceu Rodolfo; o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), André Guimarães; o defensor público-geral do Estado, José Fabrício Silva de Lima; o presidente da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Bruno Baptista; e o comandante do Comando Aéreo Nordeste (2º Comar), brigadeiro do ar César Faria Guimarães. Já o desembargador Frederico Ricardo Neves, ex-presidente do TRE-PE, ganhou a Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca, por iniciativa do deputado Eriberto Medeiros.

Medalha Joaquim Nabuco – As medalhas concedidas fazem referência a personalidades que protagonizaram episódios marcantes para a história pernambucana, a exemplo do abolicionista e patrono da Alepe, Joaquim Nabuco. A comenda, considerada a mais importante da Casa Legislativa, foi instituída pela Resolução nº 809/1968.

COMENTÁRIOS