conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU
Blog Ponto de Vista
Coluna Ponto de Vista de Brasília

por Dennys Sousa

Analises e opniões aprofundadas sob uma visão critica dos asuntos que moldam o cenário político da capital do Brasil

Clarissa Tércio Teresa Leitão Maria Arraes Iza Arruda
Clarissa Tércio Teresa Leitão Maria Arraes Iza Arruda

Ponto de Vista de Brasilia

Ponto de Vista de Brasília (10/03) – Mulheres na Política: Avanços e Desafios na Luta por Igualdade

Clarissa Tércio Teresa Leitão Maria Arraes Iza Arruda

Mesmo representando 51% da população e tendo 53% do eleitorado brasileiro, a participação feminina na política ainda é muito pequena. Embora as últimas eleições tenham registrado um recorde histórico de representatividade feminina na Câmara dos Deputados e no Senado, com 18% de mulheres ocupando cadeiras, o Brasil ainda está distante da paridade de gênero. Segundo ranking da União Interparlamentar, o país ocupa a 135ª posição em termos de participação feminina no Parlamento.


Mulheres na política
Desafios para Ampliar a Representatividade:

Aumentar a representatividade feminina na política brasileira exige medidas concretas que superem as barreiras estruturais e culturais que impedem a participação equitativa das mulheres. Entre os principais desafios, podemos destacar:

• Sub-representação nas Mesas Diretoras: A 2ª Secretária da Câmara, Maria do Rosário (PT-RS), defende a necessidade de mais mulheres nas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, espaços de grande poder na tomada de decisões. A PEC 590/06, que garante ao menos uma vaga para mulheres nesses espaços, já foi aprovada pela Câmara e aguarda análise no Senado.

• Implementação de Cotas Femininas: A deputada Soraya Santos (PL-RJ), Procuradora da Mulher na Câmara, defende a PEC 134/15, que reserva um percentual mínimo de representação para mulheres no Poder Legislativo. A proposta, que prevê cotas de 10% a 16% de cadeiras para mulheres em três legislaturas, foi aprovada por uma comissão especial em 2016, mas ainda não foi votada pelo Plenário da Câmara.

• Superação de Barreiras Culturais:A participação das mulheres na política ainda é dificultada por estereótipos de gênero e pela cultura machista, que desvaloriza o papel da mulher nesse âmbito. É preciso combater esses estereótipos e promover a mudança cultural para que as mulheres se sintam encorajadas a participar da vida política.

Eleições Municipais como Oportunidade:

As eleições municipais de 2024 representam uma oportunidade crucial para aumentar a representatividade feminina nos governos locais. Apesar dos avanços nos últimos anos, as mulheres ainda ocupam uma minoria dos cargos: 12% das prefeituras e 16% das Câmaras Municipais.
É fundamental mobilizar a sociedade civil para a importância da participação feminina na política. A conscientização sobre o tema deve ser promovida através de campanhas educativas e ações que incentivem a candidatura de mulheres e o voto em candidatas.

Pontos Relevantes:

• A PEC 134/15 também prevê cotas para mulheres nas assembleias legislativas e câmaras municipais.
• Em 2020, 30 municípios brasileiros elegeram a primeira mulher vereadora em 20 anos.
• 21 cidades do Brasil não elegeram nenhuma mulher vereadora desde 2000.

A luta por maior representatividade feminina na política brasileira é um desafio que exige o engajamento de toda a sociedade. Através da implementação de medidas concretas, da superação de barreiras culturais e da mobilização social, podemos construir um futuro mais justo e igualitário para todos.
Fonte: Agência Câmara de Notícias

E AGORA? – Com uma participação maior das mulheres, teríamos mudanças significativas na política brasileira?

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.