POPULAÇÃO DE SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE SOFRE COM A FALTA DE ÁGUA NAS TORNEIRAS

O município de São José da Coroa Grande, distante cerca de 120 km de Recife, está localizado na Zona da Mata Sul de Pernambuco, região que possui uma das maiores precipitações pluviométricas do Estado, vem enfrentando há um bom tempo problemas no abastecimento de água na área urbana. O que chega a ser incompreensível, tendo em vista que possui três rios perenes em seu território. Embora o Governo do Estado tenha concluído em abril de 2012 as obras de implantação de mais de 24 km de tubulações e construído um reservatório de água de 1 milhão e 300 mil litros, o município de São José da Coroa Grande ainda passa por problemas seríssimos na regularidade de água nas torneiras dos seus munícipes, pois embora a estação local da Compesa possua três bombas de capitação de água, que juntas têm a capacidade de bombear cerca de 150 litros por segundo, a Estação de Tratamento de Água (ETA)  no Município só consegue tratar apenas 50 litros por segundo. Por conta desta limitação só temos a operação de uma única bomba, pois caso ocorra o acionamento de outra máquina a qualidade da água disponibilizada para a população é comprometida. Vale salientar, que daqui por diante o problema tende a se agravar, principalmente pelo crescimento acelerado na construção de novas habitações no Município devido a abertura de novos loteamentos, além do mais, São José da Coroa Grande é uma cidade turística e que embora possua cerca de 20 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE para o ano de 2015, este  número mais que dobra no período do verão com a chegada de veranistas e visitantes em geral. É importante também levar em consideração a necessidade de reforçar a equipe de manutenção, pois a demanda no conserto de vazamentos é muito superior a capacidade real desta equipe em solucionar tais problemas, elevando assim o desperdício de água e resultando na diminuição da oferta deste líquido tão precioso. Portanto, solicitamos à Compesa, na pessoa de Roberto Tavares, Presidente Estadual do Órgão, que realize os investimentos necessários para que seja ampliada a capacidade de tratamento de água em São José da Coroa Grande, bem como reforce a equipe de manutenção e execute ações que visem esclarecer a população sobre o uso racional da água. Atenciosamente Wellington Ribeiro

falta-de---gua

Imagem da internet

O município de São José da Coroa Grande, distante cerca de 120 km de Recife, está localizado na Zona da Mata Sul de Pernambuco, região que possui uma das maiores precipitações pluviométricas do Estado, vem enfrentando há um bom tempo problemas no abastecimento de água na área urbana. O que chega a ser incompreensível, tendo em vista que possui três rios perenes em seu território.

Embora o Governo do Estado tenha concluído em abril de 2012 as obras de implantação de mais de 24 km de tubulações e construído um reservatório de água de 1 milhão e 300 mil litros, o município de São José da Coroa Grande ainda passa por problemas seríssimos na regularidade de água nas torneiras dos seus munícipes, pois embora a estação local da Compesa possua três bombas de capitação de água, que juntas têm a capacidade de bombear cerca de 150 litros por segundo, a Estação de Tratamento de Água (ETA)  no Município só consegue tratar apenas 50 litros por segundo. Por conta desta limitação só temos a operação de uma única bomba, pois caso ocorra o acionamento de outra máquina a qualidade da água disponibilizada para a população é comprometida.

Vale salientar, que daqui por diante o problema tende a se agravar, principalmente pelo crescimento acelerado na construção de novas habitações no Município devido a abertura de novos loteamentos, além do mais, São José da Coroa Grande é uma cidade turística e que embora possua cerca de 20 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE para o ano de 2015, este  número mais que dobra no período do verão com a chegada de veranistas e visitantes em geral.

É importante também levar em consideração a necessidade de reforçar a equipe de manutenção, pois a demanda no conserto de vazamentos é muito superior a capacidade real desta equipe em solucionar tais problemas, elevando assim o desperdício de água e resultando na diminuição da oferta deste líquido tão precioso.

Portanto, solicitamos à Compesa, na pessoa de Roberto Tavares, Presidente Estadual do Órgão, que realize os investimentos necessários para que seja ampliada a capacidade de tratamento de água em São José da Coroa Grande, bem como reforce a equipe de manutenção e execute ações que visem esclarecer a população sobre o uso racional da água.

Atenciosamente Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS