conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Noticias

“Precisamos dar independência à mulher!”, defendeu Débora Almeida durante entrega de Núcleo Integrado em Caruaru

Deputada Débora Almeida Foto: Matheus Augusto

O espaço, instalado no bairro Maurício de Nassau, contará com a sede do PROCON, a Escola de Governo e o Centro de Qualificação para mulheres. Na sua fala, durante a inauguração do novo equipamento efetivada na manhã deste sábado (24), a parlamentar tucana enalteceu a iniciativa da vereadora Aline Nascimento (Cidadania), autora da propositura que concedeu ao Núcleo o nome de Sylvia Porto, ex-vereadora caruaruense e o empenho do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) na efetivação da obra.

O referido Centro tem foco na ações de atendimento de demandas relacionadas à promoção da autonomia econômica, direito do consumidor, qualificação dos servidores e qualificação profissional para mulheres. Nesta dinâmica, serão ofertados gratuitamente, cursos de corte e costura, design de sobrancelhas e de unhas, bolos e buffet, informática básica, mecânica de motos e de eletrodomésticos dentre outras atividades.

A emenda parlamentar que possibilitou a prefeitura executar a obra, teve emenda parlamentar de R$ 1 milhão, direcionada pelo Deputado Federal Túlio Gadelha (Rede) com responsabilidade de execução orçamentária por parte do Ministério das Mulheres do Governo Federal.

Após a solenidade inaugural, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, acompanhada do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, da secretária da Mulher de Pernambuco, Mariana Melo, da secretária de Política para Mulheres de Caruaru, Luana Marabuco e da deputada Débora, além de outras autoridades, visitou o espaço onde ocorrerão as oficinas. A implantação do centro é fruto de um convênio firmado em 2021 com a Prefeitura de Caruaru/PE, com emenda do deputado federal Túlio Gadelha (Rede), no valor de R$ 1 milhão.

Deputada Débora Almeida

Débora Almeida, deputada estadual majoritária em Caruaru, em seu discurso fez agradecimentos à gestão tucana municipal e destacou a importância da iniciativa, principalmente no que diz respeito ao atendimento às mulheres. Nas suas mídias sociais, Débora também deixou registrada sua satisfação com o referido espaço: “O Centro de Qualificação para Mulheres vai garantir a capacitação, profissionalização e dar oportunidade às mulheres, promovendo mais independência e consequentemente tirando vítimas de violência doméstica de ambientes tóxicos. Uma iniciativa excelente do Prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro , da Secretária Municipal de Políticas para Mulheres Luana Marabuco e toda sua equipe responsável pelo empenho de trazer esse grande equipamento para as mulheres caruaruenses e de todo o Agreste.”.

O Núcleo Integrado funciona na Rua Padre Félix Barreto, 71, bairro Maurício de Nassau. O horário dos cursos de qualificação é das 8h às 17h. Os atendimentos do Procon, das 8h às 14h.

HOMENAGEM:

A Vereadora que dá nome ao Núcleo, Sylvia Porto, entrou para a história política de Caruaru como a primeira mulher a ser Chefe do Executivo da cidade. Ela assumiu a prefeitura, em 1990, durante a ausência do prefeito João Lyra Neto e indisponibilidade do vice Jorge Gomes, na época candidato à prefeitura. Sylvia foi também presidente da Câmara Municipal. Aos 86 anos, a parlamentar faleceu em 14 de Fevereiro de 2016.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

ELEIÇÕES 2024

O Blog Ponto de Vista, em parceria com o Instituto França de Pesquisas (IFP), divulgará neste domingo pesquisa sobre a corrida eleitoral em Caruaru....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.