Mostrando total compromisso com a questão da segurança pública que o município vem adotando, e alinhada com as mudanças que a gestão estadual quer para Pernambuco na área, a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, participou, nesta segunda-feira (27), do lançamento do Plano “Juntos Pela Segurança”. O evento, realizado na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, serviu para apresentar as metas da iniciativa com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade no Estado. Com a presença da governadora Raquel Lyra, da vice Priscila Krause, secretários e deputados estaduais, além de diversas outras autoridades, a ação contou com uma explanação geral das medidas e propostas do Juntos Pela Segurança.
Entre os anúncios realizados, alguns que repercutem diretamente no município ipojucano, como a transformação da atual companhia do turista num Batalhão da Polícia Militar de Apoio ao Turista, e criação de outras companhias, sendo Porto de Galinhas citada nominalmente pelo secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, como a primeira região que será contemplada com a CiaTur.
“Ficamos muito felizes com esse plano da governadora, e que reforça o quanto o Estado está empenhado em garantir uma maior segurança para as pessoas. E verificar que várias das medidas nós de Ipojuca já estamos adotando, contribuindo para essa política pública. Como exemplo, há a nossa moderna Central Integrada que funciona 24 horas e conta com 129 câmeras de monitoramento, o uso pioneiro das câmeras corporais por parte dos guardas municipais, a renovação da frota de veículos das áreas de segurança pública, a aquisição de novos equipamentos para os agentes, e ações como o Ilumina é TOP, que trocou mais de 5 mil pontos por lâmpadas de LED“, elencou a prefeita Célia Sales.
Segundo a governadora, o plano foi construído a muitas mãos, e tem como um dos pilares fundamentais a democracia. “A capacidade de buscar o diálogo para fazer uma construção coletiva, que se iniciou no primeiro dia do nosso governo”. Segundo Raquel Lyra, a escuta com as contribuições da população também foram importantes para a elaboração do plano. “Segurança pública se faz junto, ninguém faz nada sozinho”, destacou, citando ainda a união dos diversos poderes e entes federativos.