A FOLHA DAS CIDADES
Nesta terça-feira (10) o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos) liderou uma comitiva em Brasília – DF para tratar dos recentes problemas dos perímetros irrigados da região de Itaparica juntamente com o Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo. Estava acompanhado dos deputados federais Carlos Veras, Augusto Coutinho e Mário Negromonte, o Vice-prefeito Rogério Novaes, o Polo Sindical, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia e os Presidentes de Distritos.
“Conseguimos reunir parlamentares, representantes sindicais, de nosso governo, para buscar uma solução definitiva para esse problema que se arrasta e prejudica milhares de pessoas. Vamos seguir trabalhando, debatendo soluções para encontrar os meios necessários para atender toda a nossa região e principalmente aos agricultores e agricultores que fazem a nossa riqueza e o sustento de suas famílias”, disse Fabiano.
No último dia 03 de outubro, por falta de pagamento a Anel energia Celpe, cortou a energia nos perímetros, Fulgêncio localizado no município de Santa Maria da Boa Vista; Projeto Brígida, localizado no município de Orocó; Manga de Baixo, localizado em Belém do São Francisco; Icó Mandantes, Barreiras e Apolônio Sales em Petrolândia, deixando todos sem água.
Durante o encontro de hoje em Brasília – DF, a comitiva liderada pelo prefeito Fabiano Marques levou várias propostas de gestão do sistema, a retomada da mesa de diálogos e a garantia de orçamento específico para o Sistema Itaparica.
O Reassentamento de Itaparica é uma conquista resultante de uma luta da população rural ocupante das terras que foram inundadas pela formação do reservatório da Hidrelétrica de Itaparica, (Luiz Gonzaga) garantida por meio do Acordo firmado com a Chesf em 06 de dezembro de 1986 durante a ocupação do canteiro e paralisação das obras da barragem.