Prefeito de Vitória recebe jovens que vão aos EUA apresentar aplicativo de combate ao analfabetismo

Saiba mais informações clicando no link

Prefeito Paulo Roberto Prefeitura de Vitória de Santo Antão Iza Arruda
O prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, recepcionou na manhã desta quinta-feira (01/12), cinco jovens que vão aos Estados Unidos representar uma escola estadual sediada no município, na Brasil Conference 2023, em Boston. Eles são estudantes das turmas do 2º ano de Desenvolvimento de Sistemas, da Escola Técnica Estadual (ETE) José Joaquim da Silva Filho e criaram um aplicativo que visa combater o analfabetismo.

O grupo, que tem dois vitorienses, foi campeão do Desafio Tack, componente do Programa Innovation Camp, da Ong Junior Achievement (identificada pela sigla J.A Pernambuco). A viagem só ocorre em abril, mas o quinteto composto por Matheus Enrico, Anne Esther, Arthur Vinícius, Douglas Willamys e Keven José, já vive a expectativa de ser visto pelo mundo.

“É uma sensação muito boa vivenciar essa maravilhosa experiência de representar nossa escola fora do país. A animação tomou conta da gente e não vemos a hora de viajar e mostrar nossa ideia ao público internacional, provando que é possível levar conhecimento aos mais distantes lugares. No aplicativo, será possível desenvolver a leitura como se fosse uma série inicial do ensino, de forma bem didática. Ele já está pronto, mas só poderá ser divulgado em definitivo na conferência dos Estados Unidos”, salientou Anne Esther.

A visita ao Palácio José Joaquim da Silva Filho teve o objetivo de amplificar a divulgação do projeto, bem como divulgar a “vaquinha” criada pelos alunos para cobrir eventuais despesas emergentes da viagem, como agasalhos devido ao frio norte-americano. Em uma conta no Instagram chamada “tabocatec” está disponível o número para realizar as doações ou requerer maiores informações. Além da conferência, os estudantes vão realizar visitas na Universidade de Harvard e MIT.

“É com muito orgulho que apresentamos esses estudantes ao mundo, com essa ideia desenvolvida com ênfase no aprendizado. Se faz importante que se abra cada vez mais espaço para estes jovens, dando a chance de mostrarem seu potencial. Vamos, aos poucos, desenvolvendo um trabalho que vem dando certo aqui no município, com a colaboração da gestão, professores, gestores escolares e muitos outros parceiros. Já vemos aqui os frutos sendo colhidos graças a esse esforço de todos”, destacou Olga Lucena, gerente executiva da J.A Pernambuco.

“A juventude está presente nas ideias mais brilhantes da sociedade, principalmente agora nessa era da rede social. É muito emocionante de a gente ver jovens que passam pela gente na rua, que podem ser até nossos vizinhos ou filhos de pais que não tiveram oportunidade, alcançando lugares nunca pensados. É muita competência desses estudantes, principalmente quando partem para pensar na inclusão, na alfabetização. Estamos sempre à disposição e pedimos que todas as pessoas se abracem à ideia, que vale muito a pena”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.

COMMENTS