Prefeito Geraldo Julio entrega 18 novas  viaturas para a Guarda Municipal do Recife

Prefeito Geraldo Julio entrega 18 novas viaturas para a Guarda Municipal do Recife

Veículos serão usados na Ronda Ostensiva de Apoio ao Cidadão (RONDAC), no Grupo Tático Operacional (GTO), na Ronda do Turismo, entre outras. Na cerimônia, também houve entrega de certificados aos guardas que participaram do curso de Condutor de Viatura Operacional (CVO)

Para reforçar o trabalho da Guarda Municipal do Recife, o prefeito Geraldo Julio entregou, nesta sexta-feira (2), 18 novas viaturas para atualizar a frota. Os carros chegam para substituir os veículos mais antigos e serão usados na Ronda Ostensiva de Apoio ao Cidadão (RONDAC), no Grupo Tático Operacional (GTO), na Ronda do Turismo, na Ronda da Assistência Social, nas Gerências Operacionais e no Núcleo de Assistência Social. Atualmente, a frota completa da Guarda possui 32 carros, três ônibus, um Sprinter, uma kombi e sete motos.

Para Geraldo, a entrega simboliza o empenho da gestão em deixar o trabalho da Guarda ainda mais próximo dos cidadãos. “Comemoramos, hoje, a entrega dessas 18 novas viaturas e a conclusão do curso de condutores. Temos uma Guarda cada vez mais preparada para prestar uma assistência melhor aos cidadãos e fazer o trabalho na cidade. Temos no Recife a Guarda Municipal mais antiga do Brasil e queremos que seja a mais querida também, queremos que o povo do Recife reconheça o trabalho deles e saiba a importância que eles têm”, disse o prefeito, após cerimônia, realizada no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro.

A entrega dos novos veículos resulta na renovação de mais da metade da frota de carros. A chegada das viaturas significa ainda um incremento na recém-criada “Ronda do Turismo”, que a partir de agora contará com dois carros focados na patrulha do Bairro do Recife.

O Comandante da Guarda Civil Municipal do Recife, Marcílio Domingos, avalia que a renovação da frota é um gesto que estimula o trabalho dos integrantes da Guarda. “Isso traz um entusiasmo e renova a auto-estima do efetivo”, afirmou. 

Há 1 ano e três meses integrando a corporação, a guarda municipal Juliana Muniz recebeu o certificado do curso de Condutor de Viatura Operacional e destacou que a formação é importante dar mais segurança no dia a dia do trabalho. “Hoje em dia você tem que dirigir por você e pelos outros motoristas, então a Guarda Municipal por ser uma viatura caracterizada, você tem que ter ainda mais cuidado e atenção. Por isso, esse curso é tão importante para nos proteger e ajudar na proteção dos cidadãos”, contou ela.

Atualmente, o efetivo da Guarda é de 1.911 agentes, sendo 320 mulheres. Na atuação patrimonial estão 1.386, distribuídos na RONDAC: 47, GTO: 49, GCUTI (Grupo de Controle Urbano Tático Itinerante): 21, Brigada Ambiental: 24, Brigada Maria da Penha: 10, Ronda Escolar: 20, Ronda da Saúde: 37, Ronda do Turismo: 13, Ronda da Assistência Social: 3, Moto patrulha: 7, Compaz: 80 e Postos: 1075. Mais os 525 na CCTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife).

CONCURSO PÚBLICO – Em 2014, a Prefeitura do Recife realizou o maior concurso da história da Guarda Municipal do Recife. Ao todo já foram incorporados à Guarda 983 novos agentes de segurança e a última turma com 134 guardas está concluindo o curso de formação. Ao final, mais de 1.100 Guardas terão sido nomeados.

COMENTÁRIOS