Prefeito Mano: “Jaboatão teve um carnaval de resgate cultural e seguro”

Saiba mais informações clicando no link

Prefeito Mano Medeiros Jaboatão dos Guararapes
Após dois anos sem Carnaval e há muito sem Jaboatão dos Guararapes ter polos de animação, a folia deste ano foi considerada um sucesso pelo prefeito Mano Medeiros. Nesta sexta-feira, o gestor reuniu o secretariado para fazer o balanço dos quatro dias de festa, e destacou o resgate da cultura local e a tranquilidade nos polos montados pela Prefeitura do Jaboatão. “Entre o sábado e a terça-feira, tivemos mais de 200 atrações com apresentações das mais variadas, que valorizaram a nossa cultura e os nossos artistas”, destacou.

Mano Medeiros falou sobre a segurança garantida aos foliões com a presença de 1.500 profissionais, entre policiais militares, seguranças privados, guardas municipais e agentes de trânsito. “Diariamente, assim que as apresentações encerravam, era feito um balanço de ocorrências, e nada de grave aconteceu no Jaboatão. Tivemos um carnaval onde as famílias puderam se divertir, levar seus filhos e voltar para casa em segurança e sem nenhum problema. Deu tudo muito certo”, disse.

Outro ponto positivo citado pelo prefeito foi a presença de turistas, com taxa de ocupação na rede hoteleira na casa dos 85%. “Isso é muito bom para a economia do município, porque os visitantes que chegam geram emprego e receita nesta época. Além dos hotéis e pousadas, os bares e restaurantes saem ganhando com o aumento da clientela. Ou seja, é uma cadeia de benefícios fundamental para o setor econômico”, salientou o prefeito.

 

O sucesso do Carnaval do Jaboatão, conforme afirma Mano, foi fazer um planejamento em conjunto com quem representa a cultura. “Quando decidimos realizar o Carnaval, nos sentamos com quem representa o setor cultural e estabelecemos como principal critério a valorização a quem é de Jaboatão. E assim foi feito, tanto que, das mais de 200 apresentações nos polos descentralizados e nos blocos, 180 foram com artistas e grupos locais. Mas não podemos deixar de destacar a importância de Nena Queiroga, Gustavo Travassos, Patusco, entre outros, que abrilhantaram ainda mais o nosso Carnaval. Tivemos frevo, maracatu, samba, bumba meu boi, brega, forró, caboclinho e tantos outros ritmos que fazem parte da nossa cultura”, acrescentou.

“Procuramos abranger toda a cidade, montando polos fixos em Jaboatão Centro (Yapoatan), Piedade (Tupinambá), Cavaleiro (Candidé de Cavaleiro), Prazeres (Brincantes), Curado (Preacas) e Muribeca/Marcos Freire (Índia Morena). Em todos os polos tivemos públicos distintos que se divertiram em paz e com muita alegria. Recebemos um feedback muito positivo da população. Isso nos motiva a preparar o Carnaval de 2024 com mais afinco e determinação”, ressaltou o prefeito.

Além do período carnavalesco, a Prefeitura do Jaboatão também resgatou outra tradição, o Baile Municipal, realizado no dia 4 de fevereiro, no Clube Ferroviário, em Jaboatão Centro. “O Baile Municipal foi uma bela festa que voltou a acontecer após 12 anos e o início do que viria no Carnaval. Portanto, a avaliação geral é de que tudo foi muito positivo. Resgatamos o Carnaval, valorizamos nossos artistas e tivemos uma grande participação dos foliões. Ano que vem tem mais e melhor”, assegurou o prefeito Mano Medeiros.

O prefeito fez questão de agradecer aos quase três mil profissionais que se dedicaram para realizar a festa. “Além do pessoal da segurança, colocamos nas ruas servidores de todas as secretarias para dar apoio aos foliões, cuidar da limpeza das ruas e assegurar que tudo ocorresse conforme o planejado. Mas também quero fazer um agradecimento especial aos milhares de jaboatonenses e aos turistas que prestigiaram o nosso Carnaval”, concluiu Mano Medeiros.

COMENTÁRIOS