Prefeitura de Caruaru realiza formatura de mulheres da Zona Rural

Mulheres dos quatro distritos do município receberam certificados do curso de Agricultura Familiar com Princípios em Agroecologia

Prefeitura de Caruaru realiza formatura de mulheres da Zona Rural
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), realizou a formatura de quatro turmas do Curso de Agricultura Familiar com Princípios em Agroecologia. O evento ocorreu na terça-feira, 27, no Auditório Antonieta de Barros, na SPM. Ao todo foram ofertadas 80 vagas para mulheres, por meio de recursos próprios da Prefeitura Municipal de Caruaru. O evento contou com a parceria da empresa Informs.

O curso teve a duração de cerca de três meses (150 horas) e tratou de um processo educativo voltado para a capacitação técnica e social de mulheres agricultoras e incentivou o associativismo e cooperativismo, autocuidado e trabalho. Com isso, a ação tem o objetivo de fortalecer as mulheres, bem como conscientizar quanto aos mecanismos de defesa da vida da mulher agricultora caruaruense, além do acolhimento a essas mulheres.

As turmas foram divididas nos quatro Distritos Rurais de Caruaru: Pau Santo (Primeiro Distrito), Gruta Funda (Segundo Distrito), Sítio Antas (Terceiro Distrito) e Serrote dos Bois (Quarto Distrito).

A agricultora Mariana do Nascimento, 28 anos, moradora do Sítio Serrote dos Bois, disse que desde pequena vive na agricultura, com os pais, e que a experiência de concluir uma certificação é muito gratificante. “Foi muito proveitoso. Eu já tinha a base de mexer com a terra, mas com o curso eu aprendi a podar plantas da forma correta, a fazer fertilizantes naturais sem agrotóxicos, e muitas outras coisas”, disse Mariana, para depois complementar: “Depois desse curso aprendemos a vender o nosso produto, pois tivemos aulas de empreendedorismo, e agora temos uma feirinha só de mulheres.”

Para a secretária de Políticas para Mulheres, Juliana Gouveia, o curso, que é todo  financiado pela prefeitura, representa o comprometimento da gestão com as mulheres da Zona Rural. “O governo Rodrigo Pinheiro é muito comprometido com as políticas para mulheres da Zona Rural e esse curso, além de incentivar a produzirem, também trabalha com os direitos das mulheres”, explicou Juliana.

“A nossa ideia é continuar ampliando essas capacitações. A gente quer chegar cada vez mais para as mulheres de Caruaru, para que elas possam ter autonomia econômica, empoderamento e romper com o ciclo da violência doméstica familiar e, dessa forma, ir galgando espaços de fortalecimento e garantia de direitos”, analisou a secretária.

COMENTÁRIOS