Prefeitura do Ipojuca realiza II Festival do Livro do Litoral Sul

Prefeitura do Ipojuca realiza II Festival do Livro do Litoral Sul

Ipojuca recebe segunda edição do Festival do Livro do Litoral Sul a partir desta terça-feira (9) Shows, lançamentos de livros e palestras fazem

Prefeita Célia Sales se reúne com empresários do setor de cerveja artesanal
Ipojuca – Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano se reúne com representantes da APC
Ipojuca – Estaria o prefeito interino trabalhando para permanecer o máximo de tempo no cargo?

Ipojuca recebe segunda edição do Festival do Livro do Litoral Sul a partir desta terça-feira (9)

Shows, lançamentos de livros e palestras fazem parte do evento, que terá programação especial para o Dia das Crianças (12/10) e Dia do Professor (15/10). Jessier Quirino é atração da abertura.

Mais de 100 editoras e distribuidoras estarão representadas na segunda edição do Festival do Livro do Litoral Sul, no Clube Municipal do Ipojuca, a partir de terça-feira (9). História, Poesia e Cultura em Terras de Santa Cruz é o tema da feira literária, que aumentou de tamanho e acontecerá por sete dias, de 9 a 15 de outubro, com uma programação diversificada, fazendo o gosto de crianças, jovens e adultos. O evento é promovido pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros, com apoio da Prefeitura do Ipojuca. Na abertura, o poeta matuto Jessier Quirino apresenta o espetáculo Juntando os Cacarecos, às 20h.

“A nossa expectativa é promover e incentivar a leitura em todas as idades, além de trazer importantes nomes da cultura popular para a cidade do Ipojuca, berço de tantos artistas que elevaram Pernambuco no cenário nacional. Temos certeza que será uma feira ainda mais bonita que a do ano passado”, destaca o diretor da Andelivros, José Alventino Lima. O festival contará com cerca de 50 estandes e toda a programação é gratuita, indo sempre das 9h às 21h.

Para a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, o festival é uma oportunidade única para a capacitação dos professores da rede municipal e também de incentivo à leitura aos moradores. “Neste ano, estou ainda mais feliz, porque os ipojucanos estarão ainda mais representados: os escritores da nossa terra têm espaço de destaque e as atrações valorizam nossa história, poesia e cultura. Além disso, nossos alunos terão presença garantida e os professores receberão uma bolsa-livro, como parte das iniciativas de formação continuada”, destaca a prefeita do Ipojuca, Célia Sales.

Cerca de três mil docentes e colaboradores do município serão beneficiados pelo bônus para a compra de livros no evento. “Acreditamos que um incentivo desse pode ainda contribuir com êxito para o surgimento de novos autores, bem como a divulgação dos escritores ipojucanos que passam a ter espaço reservado para a venda de suas obras” conta o secretário de Educação do município, Norberto Júnior. “Tivemos o cuidado de fazer uma programação especial para crianças e professores, já que a feira vai contemplar o Dia das Crianças e o Dia dos Professores”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do II Festival do Livro do Litoral Sul será na terça-feira (9), às 19h, com a Banda Santa Cecília. Logo depois, às 19h30, acontecerá a solenidade de abertura. O poeta Jessier Quirino é a atração da noite, com o show “Juntando os Cacarecos”, a partir das 20h. No palco, Jessier conta a história de um casal de sertanejos, que decide se casar, por meio de poemas e histórias de sua lavra ou bem apanhadas, que tenham, por essência, a textura, cor e o lado carcomido do Sertão.

Uma das homenageadas do evento, a professora Fátima Oliveira lança o seu livro Comendo poesias, na quarta-feira (10), no palco principal, às 17h10. A obra reúne diversas poesias da docente, como forma de levar a vida de maneira mais leve e criativa. “Comendo poesia/Para nutrir os sonhos e a esperança/E assim metamorfosear a vida”, destaca um dos trechos do livro.

Às 19h, na sala João Cabral de Melo Neto, outro homenageado, o professor Allison Santos, ministra palestra sobre metodologias ativas e ambientes de aprendizagem. Ele aproveita para divulgar o seu primeiro livro, O Noitário de Robinho (Ed. Uirapuru). A obra conta a história de Robinho, que enfrenta vários desafios para realizar um sonho e registra tudo em seu noitário. No mesmo dia, às 20h, o Padre João Carlos apresenta seu novo álbum, Amor Imenso.

O renomado romancista Raimundo Carreiro ministra oficina literária na quinta-feira (11), às 10h30. Ele vai falar sobre o processo de construção e desenvolvimento de suas personagens. Às 14h30, a docente Maria Marly dá minicurso sobre a sequência didática interativa (SDI) para facilitar o processo ensino aprendizagem na educação básica. O palco principal recebe, às 19h, o espetáculo O peru do cão coxo, do Galpão das Artes, de Limoeiro. O texto de Ariano Suassuna relata os conflitos vividos na terra do escritor, Taperoá, no século 20.

O cantor Petrúcio Amorim faz show às 20h. Além de cantar sucessos que marcaram sua carreira, como Tareco e Mariola, Filho do Dono e Meu Cenário, ele aproveita para autografar a sua biografia, assinada pela escritora Graça Rafael, intitulada Petrúcio Amorim – O Poeta do Forró. A atração da noite da sexta-feira é o forrozeiro Maciel Melo, que também é escritor e aproveitará para autografar seus dois livros.

No sábado, os vestibulandos poderão participar de um bate-papo com o professor de biologia Fernando Beltrão, o Fernandinho, às 11h. Ele fala sobre o livro Eu, um vencedor, com 99 textos sobre estratégias, atitudes, obstáculos, motivação e ética aplicáveis não só à realidade de todo aquele que quer vencer na vida.

Os educadores contarão com uma programação especial para eles no Dia dos Professores. Com mais de 200 livros pedagógicos e cerca de 100 obras sobre educação lançadas, Celso Antunes falará sobre questões comportamentais das crianças em sala de aula e os desafios enfrentados pelos docentes, na segunda-feira (15), às 10h.

Na sequência, às 11h, as escritoras Luzilá Gonçalves e Nelly Carvalho, da Academia Pernambucana de Letras, dão início à programação educativa. Na sala Gilberto Freyre, elas vão falar sobre a importância da literatura na sala de aula e como ela ajuda no desenvolvimento de crianças e jovens. Ainda na segunda, o pedagogo Hamilton Werneck, autor de 26 livros e com nove DVDs educativos, ministra a palestra “Como ensinar bem e aprender melhor. Santanna, O Cantador, foi escalado para encerrar as atividades da feira com sarau, a partir das 19h30.

INFANTIL

A criançada contará com uma programação superespecial no Festival do Livro. Na quarta e quinta (10 e 11), a Cia. do Lazer comandará oficinas, rodas de leitura e muita brincadeira no Espaço Criança. Na sexta-feira (12), o Dia das Crianças, as brincadeiras e a diversão se intensificam. Susana Morais e o Tio Diego animam a manhã da garotada com o espetáculo “Contos e Cantos”, às 10h30 e às 16h, no Palco Carreta. A dupla mescla contação de histórias, literatura em cordel e música. Já a dupla Mateus e Katilinda, inspirada no bumba meu boi, faz show no palco a partir das 15h. Com muito improviso, Mateus e Katilinda fazem teatro de rua, cantam e dançam. A brincadeira segue no sábado, com Mariane Bigio e o projeto Cordel Animado, que mistura cordel, música e teatro de bonecos, e na segunda-feira (15), com o grupo Tapete Voador. Formado por Mila Puntel e Bruna Peixoto, o grupo propõe um diálogo entre a contação de histórias, a música e a arte. A apresentação acontecerá às 10h30 e às 15h30.

SERVIÇO

2º FESTIVAL DO LIVRO DO LITORAL SUL – De 9 a 15 de outubro, das 9h às 21h, no Clube Municipal do Ipojuca (Rua Subida do Clube, 7, Ipojuca). Evento aberto ao público.

COMMENTS