Prefeitura do Paudalho realizará missa em celebração aos 310 anos da Igreja de Santa Tereza D’Ávila

Saiba mais informações clicando no link

Marcelo Gouveia anuncia em Paudalho vacinação contra a COVID-19 para pessoas a partir de 18 anos
Gustavo Gouveia destinou aproximadamente 2 milhões de reais para recapeamento asfáltico em Paudalho
Prazo curto para registro de partido é interrogação para candidatos bolsonaristas – Por Marcelo Velez

Em celebração aos 310 anos da construção da Igreja de Santa Tereza D’Ávila, a Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizará na noite desta quarta-feira (13) uma missa comemorativa.
A solenidade terá início às 19h e ocorrerá na própria Igreja, localizada na comunidade Santa Tereza. A cerimônia será aberta ao público e, durante a ocasião, o uso da máscara será obrigatório para evitar a transmissão da covid-19.

A Igreja de Santa Tereza D’Ávila é a segunda mais antiga do município. O monumento teve sua origem no núcleo inicial da cidade, o antigo Engenho Pau d’Alho, fundado em 1711. O patrimônio compõe o Sítio Histórico Santa Tereza, em conjunto à antiga Estação Ferroviária de Paudalho, construída em 1881, e aos casarios do final do século 19 e início do século 20.

Por dentro da história da Igreja de Santa Tereza D’Ávila
 
De acordo com dados levantados pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, a Igreja de Santa Tereza D’Ávila foi fundada em 1711 pelo português e senhor de engenho Joaquim Domingues Telles.

Naquela época, quando Domingues chegou de Itamaracá, acompanhado de familiares e escravos, percebeu que a igreja mais próxima era a de Nossa Senhora do Desterro, no povoado de mesmo nome. Devido à grande distância entre o engenho e o povoado, os moradores locais junto ao proprietário, decidiram construir uma nova capela mais próxima para facilitar a celebração das missas.

Como a esposa do senhor do engenho se chamava Thereza, decidiram assim atribuir a nova capela a Santa Thereza de Jesus (Santa Tereza D’Ávila). A celebração da primeira missa no local foi realizada em 13 de outubro de 1711, pelo padre Júlio da Cunha, e foi acompanhada de uma grande festa.

COMMENTS