Prefeitura do Paudalho realizará missa em celebração aos 310 anos da Igreja de Santa Tereza D’Ávila

Saiba mais informações clicando no link


Em celebração aos 310 anos da construção da Igreja de Santa Tereza D’Ávila, a Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizará na noite desta quarta-feira (13) uma missa comemorativa.
A solenidade terá início às 19h e ocorrerá na própria Igreja, localizada na comunidade Santa Tereza. A cerimônia será aberta ao público e, durante a ocasião, o uso da máscara será obrigatório para evitar a transmissão da covid-19.

A Igreja de Santa Tereza D’Ávila é a segunda mais antiga do município. O monumento teve sua origem no núcleo inicial da cidade, o antigo Engenho Pau d’Alho, fundado em 1711. O patrimônio compõe o Sítio Histórico Santa Tereza, em conjunto à antiga Estação Ferroviária de Paudalho, construída em 1881, e aos casarios do final do século 19 e início do século 20.

Por dentro da história da Igreja de Santa Tereza D’Ávila
 
De acordo com dados levantados pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, a Igreja de Santa Tereza D’Ávila foi fundada em 1711 pelo português e senhor de engenho Joaquim Domingues Telles.

Naquela época, quando Domingues chegou de Itamaracá, acompanhado de familiares e escravos, percebeu que a igreja mais próxima era a de Nossa Senhora do Desterro, no povoado de mesmo nome. Devido à grande distância entre o engenho e o povoado, os moradores locais junto ao proprietário, decidiram construir uma nova capela mais próxima para facilitar a celebração das missas.

Como a esposa do senhor do engenho se chamava Thereza, decidiram assim atribuir a nova capela a Santa Thereza de Jesus (Santa Tereza D’Ávila). A celebração da primeira missa no local foi realizada em 13 de outubro de 1711, pelo padre Júlio da Cunha, e foi acompanhada de uma grande festa.

COMENTÁRIOS