conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Recife

Prefeitura do Recife anuncia contratação de três mil profissionais de saúde, a maior da história

Veja como será a contratação

Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

por Letícia Lima

O prefeito do Recife João Campos assinou, nesta quinta-feira (19), o Projeto de Lei (PL) que prevê a ampliação da Atenção Básica para todo o território recifense.

A iniciativa tem como foco a Estratégia de Saúde da Família, e representará uma considerável ampliação da cobertura, passando de 59,4% para 100% da capital pernambucana, até o final de 2024, além de 3.142 novas vagas de trabalho para funcionários da saúde.

O PL contempla a expansão dos horários de funcionamento de unidades existentes; convocação de concursados já aprovados e realização de novos certames, inclusive com criação de cargos.

A proposta seguirá para votação na Câmara Municipal do Recife. No ato de assinatura, no gabinete da Prefeitura, estiveram presentes a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e presidentes de sindicatos das mais diversas categorias que integram os serviços de saúde da rede municipal.

Em uma primeira etapa, considerando a estrutura atual, já será possível aumentar de 282 para 509 as equipes de Saúde da Família – ESF (cobertura de 59,4% para 88%).

“Com esse projeto que enviamos para a Câmara temos a possibilidade e a autorização legal para chegar a 100% de cobertura da Atenção Básica no Recife, e o ponto principal é o incremento de mais de 3 mil funcionários da saúde que vão poder compor a nossa rede. É um trabalho super complexo, mas que nos une no interesse de universalizar o acesso à atenção Básica e de dar esse passo histórico na nossa cidade. O que conseguimos foi botar no papel, conversar e construir conjuntamente. Isso não é pouca coisa, é um passo ousado e não conseguiríamos fazer sozinhos. Também quero agradecer aos sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde que são coautores desse projeto”, disse o prefeito.

ATENDIMENTO AMPLIADO

Inicialmente, na fase piloto, os seguinte 18 centros de saúde passam a Unidades de Saúde da Família Mais (USF +), com atendimento das 7h às 19: Gaspar Regueira Costa (Barro), Iraque (Rua do Rio, na Estância), Jardim São Paulo, Jiquiá, Mustardinha, Planeta dos Macacos I (Curado), Planeta dos Macacos II (Jardim São Paulo) e a Dr. Geraldo Barreto Campelo (San Martin), todas no Distrito Sanitário V; Josué de Castro (Cohab), Jordão Baixo, Monte Verde, Rio Pajeú (antiga Rio da Prata, no Ibura), Prof. Jorge Lobo (Três Carneiros Alto), Desembargador José Manoel de Freitas (UR-04/UR-05), Ilda Rodrigues da Silva (UR-10), Dr. Aldenir Ferraz (UR-03), Vila das Aeromoças (Cohab) e Vila do Sesi (Ibura de Baixo), todas no Distrito Sanitário VIII.

Para chegar a 100% do território do Recife, o PL prevê, em uma segunda etapa do plano de expansão da Atenção Básica, a construção de 12 Unidades de Saúde da Família (USF) e a realização de concurso para mais de 3 mil vagas para profissionais da Atenção Básica. Entre as profissões, estão médico; assistente social; cirurgião dentista; auxiliar em saúde bucal; biólogo; biomédico; enfermeiro; técnico de enfermagem; psicólogo; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; nutricionista; terapeuta ocupacional; agentes comunitários de saúde e de redução de danos; e técnicos de laboratório, histopatologia e radiologia. Ao total, serão 597 equipes de saúde da família e 597 equipes de saúde bucal, distribuídas nos oito distritos sanitários. A ampliação do quadro de profissionais irá impactar, ainda, na qualificação da assistência.

“Isso porque cada ESF passará a atender até 2.800 pessoas – atualmente são 3.500 por equipe. Isso reflete em um atendimento ainda mais humanizado. Da mesma forma, as equipes multiprofissionais, que dão apoio às ESFs, também serão incrementadas e atingirão 100% do território”, diz Juliana Martins, secretária-executiva de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Recife.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Destaque

O município de Serra Talhada foi classificado como uma das 10 cidades mais competitivas do Nordeste, segundo avaliação do Centro de Liderança Pública (CLP),...

FESTA DO MOMO

Já escutamos os sinais do Carnaval! A Prefeitura do Recife anunciou diversos serviços e novidades para o Carnaval 2024. Em coletiva realizada na manhã...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.